Enviada em: 24/04/2017

Vende-se mulher     De acordo com Simone de Beauvoir, filósofa,os padrões de sexo não são biológicos, mas sociais. De fato, eles foram construídos ao longo do tempo e criaram esteriótipos que, invariavelmente, objetificam a mulher, ou seja,ela é tratada como se não tivesse nada além do corpo para oferecer. Infelizmente,esse preconceito é demostrado nos anúncios publicitários e contribui para a perpetuação de uma sociedade pautada no sexismo.      Em primeiro lugar, sabe-se que as propagandas são caracterizadas pelo uso da função apelativa da linguagem, ou seja, visam persuadir e manipular o consumidor.Nesse sentido, além de convencer o consumidor a adquirir o produto, há casos de apologia a violência sexual porque, mesmo após avanços como inserção no mercado de trabalho, a mulher ainda é vista, equivocadamente,como propriedade do homem, podendo ele fazer o que bem entender. Essa afirmação pôde ser constada, quando uma famosa marca de cerveja divulgou uma propaganda com a seguinte frase "deixei o não em casa", uma apologia implícita ao estrupo.       Por conseguinte, as publicidades ainda são responsáveis pela violência psicológica. Segundo Visconde de Taunay, o homem é produto do meio. Dessa forma, muitas mulheres tornam-se vítimas da auto-objetificação, ou seja, investem quantia considerável em produtos de beleza para sentirem-se objeto de desejo dos homens e sustentam o mercado capitalista inconscientemente.         Em suma, as publicidades são fruto de um estereótipo negativo da mulher.Para reverter esses cenário, a televisão poderia criar um reality show que relatasse o cotidiano de diferentes mulheres, com intuito de valorizar o papel delas como trabalhadoras, inteligentes e dignas de respeito.A sociedade,por sua vez, poderia fazer abaixo-assinados, com intenção de reivindicar ao Legislativo a criação de Leis para que propagandas passem por psicólogos e sejam suspensas antes de serem divulgadas caso contenham conteúdo sexista.