Enviada em: 18/09/2017

A palavra propaganda significa: "para se espalhar", ela é utilizada para convencer um grupo de uma ideia ou produto. Porém, essa persuasão nem sempre é inofensiva, pois ela se apoia em meios prejudiciais para alcançar seus fins, como o uso da imagem objetificada da mulher em campanhas de cosméticos e cerveja. Isso ocorre devido a construções sociais e domínios empresáriais , que possuem urgência em serem modificados.       A figura feminina sofreu uma dicotomização social decorrente do machismo, em que, segundo Caroline Heldman, é a apresentação do homem como sujeito, aquele que age em poder e autonômia, e da mulher como objeto, aquela que sofre a ação subordinada aos desejos masculinos. Esse   processo colaborou para a objetificação da imagem feminina, tornando-a aceitavel para a sociedade, por meio de publicidades que a erotizam e a colocam a serviço do olhar masculino. Tais práticas contribuem para problemas maiores como a misogênia, a cultura do estupro e o feminicídio, em que homens abusam e e violam os direitos das mulheres ao desumaniza-las e as tranformarem em objeto de prazer.        Outro ponto agravante na forma como as mulheres são retratadas é o fato de os meios de comunicação, em sua maioria, são controlados por uma elite masculina, destarte, a mídia retrata a mulher pelo ponto de vista dos homens. Isso é definido por Laura Mulvey como "Male Gaze" ("Olhar masculino"), porém, a exposição se torna prejudicial por haver a dicotomização social, anteriormente explicada. Em consequência, um conceito negativo é alimentado por certos indivíduos, que ja se encontram sobre efeito de tal, que incentivam outros a praticarem o mesmo, criando-se uma negativa ação ciclica.       O ministro de propaganda nazista, Joseph Goebbles diz: "Uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade!", em vista disso, para que o retrato feminino deixe de ser uma falácia, leis que proíbam a objetificação da mulher em publicidades devem ser sancionadas pelo poder Legislativo, para que o conceito venha ser combatido  e extinto do imaginário masculino, criando uma comunidade segura e igualitária. Essa equidade também pode ser alcançada através de incentivos financeiros, feitos pela Secretária da Mulher, a jovens publicitárias, para que elas possam ingressar com maior facilidade nos meios de comunicação e mudem o monopólio masculino, assim outros pontos de vista serão abordados. Dessa forma as mulheres poderão ver-se livres de amarras nocivas, que por tanto tempo as aprisionaram.