Enviada em: 04/11/2017

Na liminar do século XXI, os obstáculos para a doação de sangue no Brasil, é um dos principais assuntos que o país foi levado a administrar, combater e resolver.  De acordo com o Ministério da Saúde, menos de 2% da população brasileira doam sangue regularmente, sendo considerado, insuficiente.  Nesse contexto, deve-se analisar a questão histórica do país e o pré conceito, influenciam na problemática em questão.    A bagagem histórica do Brasil é a principal responsável pelo escasso número de doadores no país.  Isso acontece uma vez que até a década de 80, o Brasil remunerava doadores, prática que se tornou proibida pela Constituição de 1988.  Em decorrência desse fato, que pode ser explicado pelo sociólogo Zygmunt Bauman na obra ''Amor Liquído'' que expõe que as pessoas fogem das relações interpessoais, ou seja, uma vez que não há remuneração não há necessidade de doar, o que acaba gerando a escassez de doadores e consequentemente a falta de sangue nos hospitais.      Atrelado a bagagem histórica do Brasil, o pré conceito enraizado no país também é um obstáculo para as doações de sangue. Uma vez que, uma das exigências para ser doador é que homens não tenham relações sexuais com outros homens em ao menos um ano, com isso, excluindo uma parte da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travesti e transgênero).  Levando em consideração que hoje na sociedade brasileira segundo o IBGE (Instituto Brasileiro Geografia Estatística), 10,5 milhões de homens são homo ou bissexuais, por essa razão os números de doadores de sangue estão decaindo cada vez mais.       Torna se evidente portanto, que existem obstáculos para a doação de sangue no Brasil que precisam ser ultrapassados. Em razão disso, o Ministério da Educação, em parceria com as escolas, devem incluir aulas de ética e cidadania nos ensinos infantis, fundamentais e médio de forma que ensinem hábitos de empatia social para a mudança da herança histórica que foi deixada. Ademais, a população LGBT deve reivindicar o fim do pré conceito e com o auxílio dos meios midiáticos, devem fazer campanhas publicitárias expondo o pré conceito nas exigências para a doação de sangue e assim conseguindo a mobilização do Ministério da Saúde para a mudança de tais exigências. Dessa forma, o Brasil aumentará sua população doadora e assim acabando com os obstáculos encontrados.