Enviada em: 16/06/2018

Sob a égide do escritor Honoré de Balzac, "a igualdade pode até ser um direito, mas não há poder sobre a terra capaz de torná-la um fato". Sendo assim, uma quantia partitiva social brasileira ainda está arriscando seu bem - estar físico na disputa de espaço nas avenidas com os automóveis devido a ausência das ciclovias.     Sob a percepção benéfica, a utilização cotidiana das bicicletas ajudam tanto ao meio ambiente por ser uma alternativa não poluente quanto a saúde dos indivíduos. Assim, o uso desse meio de transporte já é uma crescente entre os cidadãos brasileiros com incentivos governamentais.      Paradoxalmente, com o súbito crescimento populacional nas cidades o governo não as projetou de modo que todos conseguissem se locomover através de qualquer meio com segurança. Além de que, no Brasil os custos inflacionários das bicicletas são elevados e poucos conseguem adquiri-las, continuando assim a ter que utilizar meios mais poluentes ocasionando os intermináveis trânsitos das grandes cidades .     Portanto, pode-se evidenciar de tal questão que, o governo deveria investir mais nas implantações das ciclovias como em Amsterdam e no Rio de Janeiro. Além disso, o Ministério do transporte poderia expandir o projeto " bicicletar "  criado em Fortaleza. A fim de que, diminua o trânsito e a poluição melhorando a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.