Enviada em: 24/05/2017

A Revolução Industrial, ocorrida em meados do século XVIII, dinamizou o setor de produção e fez com que combustíveis de grande impacto ambiental fossem frequentemente usados, como o carvão e o petróleo. Com o decorrer dos anos, observa-se que os produtos naturais ou de baixo impacto ambiental foram desvalorizando e, nesse âmbito, deve-se a fatores como a falta de divulgação e a precária infraestrutura.    Sabe-se que os meios de comunicação de massa são de grande influência para atingir determinado objetivo, pois contribuem para sua divulgação. De forma geral, televisões, rádios e a internet apenas valorizam objetos de grande valor comercial, já que as multinacionais se preocupam apenas com o lucro. Vale mencionar que as instituições sociais também não oferecem grande disponibilidade para abordar o tema, o que dificulta a disseminação do tema e a sua aceitação.      Ademais, há uma precária infraestrutura para o uso de produtos de baixo impacto ambiental, como as bicicletas. O número de ciclovias, em relação à rodovias, é pequeno. Percebe-se que, normalmente, as ciclovias são encontradas apenas em pontos turísticos e bairros, o que acaba impedindo o uso de produtos com menor impacto ambiental para locomoção ao trabalho, que é preponderante no centro da cidade.     Por conseguinte, é notório que o atual modelo não é satisfatório e medidas devem ser adotadas para melhoria. No âmbito federal, o Ministério da Educação, aliado ao terceiro setor, devem promover a divulgação por meio de palestras e propagandas, utilizando espaços como as escolas e os meios de comunicação de massa. No âmbito estadual, as prefeituras devem ampliar o acesso aos usuários de ciclovias a fim de evitar problemas ambientais. Desse modo, o progresso será sustentável.