Enviada em: 17/09/2017

Trânsito e Consciência         A dificuldade da mobilidade urbana é um dos problemas vividos pelo cidadãos, principalmente, os que vivem em grandes centros e enfrentam um trânsito caótico diariamente. Os engarrafamentos e a lentidão do trânsito afetam a qualidade de vida das pessoas e tornam os motoristas vítimas de estresse. Segundo uma pesquisa da uol, o paulistano pode passar até 45 dias do ano no trânsito. Essa é uma realidade das grandes cidades que deve ser mudada, visando mais qualidade de vida, através de uma melhor mobilidade urbana.         Podemos observar que as ruas e avenidas estão cada vez mais cheias de veículos, esse crescimento é resultado dos incentivos do Governo Federal ao mercado automobilístico sem o devido planejamento. Com a redução do IPI, somado à melhoria da renda da população de classe média e baixa que antes usavam o transporte coletivo, temos espaços urbanos que não comportam mais a quantidade de veículos que circulam neles.  A herança histórica rodoviária do nosso país também contribui para a má qualidade da mobilidade urbana, porque gera investimentos neste tipo de transporte para carga , aumentando veículos pesados em circulação, sem falarmos da baixa qualidade do transporte público, que só agrava mais o problema, obrigando os cidadãos a optarem pelo transporte individual.         A política estadual de mobilidade urbana tem que buscar soluções mais eficientes do que o rodízios de placas, é necessário um planejamento que priorize a mobilidade urbana, com a construção planejada de mais avenidas e viadutos que integram o centro das cidades com as áreas periféricas, pois, com mais espaço para a circulação dos veículos o trânsito terá mais fluidez.         A secretária de transporte deve fazer mudanças que gerem mais qualidade no transporte público capazes de fazerem a população optar por ele em detrimento do particular, além é claro da divulgação por parte da mídia das vantagens que os cidadãos teriam com a melhoria da mobilidade urbana se cada um fizer sua parte obedecendo as leis do rodízios de placas, usando mais o transporte coletivo e menos o individual.         Torná- se necessário a criação de leis e incentivos tributários por parte do Congresso Nacional, com a finalidade de mudar a realidade do transporte de carga, que ainda é realizado em grande escala rodoviária, num país riquíssimo em rios navegáveis.  Essas mudanças trarão muitos benefícios à sociedade, como mais qualidade de vida,  menos emissão de gases estufa, mais mobilidade urbana, entre outras vantagens.