Enviada em: 27/10/2017

No Brasil, um dos países que mais sofre com os problemas na mobilidade urbana tinha seu investimento voltado para a construção e melhoria das rodovias. O grande problema na atualidade é a dificuldade de locomoção da população com o grande numero de veículos individuais e falta de estrutura no veículos já existentes que dificulta cada vez mais a qualidade de vida. Dessa forma, é necessário analisar como o Governo permite a perpetuação dessa problemática na sociedade. Primeiramente, o a urbanização tem um papel fundamental nesses desafios da mobilidade urbana no Brasil. Com o início da urbanização, os investimentos foram concentrados para a expansão da cidade e torna-lá um grande centro polarizado. Porém, com essa expansão, a população mora cada vez mais longe de seus trabalhos e necessita de muito mais de tempo para se locomover. Com isso, e também pela facilidade fornecida pelo governo para a compra de automóveis, está aumentando o número de veículos individuais em circulação nas ruas e dificulta ainda mais a locomoção urbana. Ainda mais, a má qualidade do transporte publico possibilita a perpetuação dessa problemática. O sucateamento dos transportes públicos dificulta ainda mais a sua utilização e acaba por prejudicar o bem estar do cidadão que enfrenta veículos cada vez mais lotados, sem estrutura e segurança. Por consequência, há uma maior utilização de transportes individuais que dificulta ainda mais o transito das grandes metrópoles como São Paulo que registra quilômetros de engarrafamento em diversas regiões. Com isso, ocorro um prejuízo na vida dos cidadãos das grandes cidades com emissão de poluentes, maior tempo para se locomover de uma região há outra e também maior número de acidentes nas estradas. De acordo com a OMS, desde 2009, o numero de acidentes aumentou de 19 por 100 mil habitantes para 23,5 por 100 mil habitantes.   Sob esse viés, torna-se necessário um maior investimento do Governo juntamente com as empresas rodoviárias particulares nos transportes públicos já existentes, melhorando sua qualidade e sua estrutura, permitindo um maior conforto e qualidade de vida para a população, assim fazendo com que as pessoas possuam interesse em utilizá-lo e com isso, conseguir diminuir o numero de automóveis individuais na cidade. Ainda mais, a desestimulação no uso de veículos individuais por meio de pedágios urbanos para carros que circulam nas regiões centrais da cidade, usando guichês de cobrança e maiores fiscalizações para o cumprimento dessas regras e investimento na criação de ciclo faixas para diversificar o uso de transportes nas grandes cidades e fornecer maior segurança. Com isso, com uma maior atenção voltada a esse assunto, poderá diminuir essa problemática no país.