Enviada em: 26/09/2017

Mobilidade urbana, desafios realizados Foi na década de 1920, governado por Washington Luís, que deu inicio a construção de rodovias. Com intuito de unir os principais polos de produção facilitando o transporte de cargas, que por consequência elevou a economia no período de expansão colonial brasileira. O sistema rodoviário instituído por Washington Luís a décadas atrás é ainda hoje comemorado e explorado pela sociedade brasileira. Apesar das facilidades que ele proporciona, trás consequências, devido ao crescimento populacional atrelado a ascensão de classes e ao precário transporte publico, ocasionando problemas a mobilidade urbana.  É notório que o sistema rodoviário no inicio da década de 90 seguido da revolução industrial, trouxe grandes benefícios ao Brasil, contribuindo para o seu crescimento estrutural e econômico. Devido ao crescimento populacional e a expansão das metrópoles, o uso de transporte rodoviário torna-se constante, intensificando as rodovias do país causando  diversos problemas.  O crescimento populacional associado a ascendência de classe e as facilidades na compra de automóveis, mobilizados pela insatisfação do transporte publico vem ocasionando o aumento de carros particulares nas rodovias e ruas das grandes cidades. Com isso, tais problemas como engarrafamento, lentidão nas vias, estresse, dentre outros, torna-se cada vez mais constante e desgastante ocasionando a falta de mobilidade urbana.   Sabe-se, que o sistema rodoviário é importante devido as suas facilidades de locomoção, no entanto, a sociedade enfrenta grandes desafios de mobilidade urbana devido a esse sistema. Dessa forma, faz-se necessário, a intervenção do estado em parceria com os municípios e a mídia, conscientizando a população através de campanhas no qual venha diminuir o uso de automóveis particulares, usando apenas o transporte publico. Assim, serão realizados os desafios da mobilidade urbana no Brasil.