Enviada em: 25/09/2017

Caos Planejado     Desde a década de 1950, o Brasil tem se urbanizado aceleradamente, com essa rápida ocupação das cidades, surgiram problemas urbanos que em muito diminuem a qualidade de vida dos brasileiros. A macrocefalia urbana - marcada pelo inchaço e falta de estrutura em áreas das cidades trouxe consigo a deficiência no deslocamento. Nos grandes centro o direito de ir e vir é oprimido diariamente aos cidadãos: eles ficam reféns de um transporte coletivo ruim e de um trânsito caótico, o que lhes rouba tempo produtivo, percepção do meio e bem estar.    O aumento de áreas sem planejamento urbano, acarretam em segregações espaciais, todo o movimento é unidirecionado para o interior da cidade, que não é preparada para um número tão grande de pessoas. O problema ainda é intensificado com a inconsequente escolha por parte de governantes, em estimular a compra de automóveis, em vez de investir, restruturar e priorizar o transporte público, visando dessa forma, atender a demanda da população e resolver o congestionamento urbano.    O direito a cidade é um dos maiores das sociedades modernas, pois vai muito além de sua funcionalidade técnica, é nela que concentram-se atividades necessárias a formação do ser humano, com espaços de trabalho, aprendizado, lazer, cultura e saúde. Por isso, quando seu acesso é subjugado, o cidadão insatisfeito manifesta por melhores condições. Como aconteceu em junho de, 2013, por conta do aumento da passagem no transporte, que de longe corresponde em eficiência.      Visto uma melhor relação do meio em que se vive, é de importância o trabalho conjunto promovido pelo órgão municipal, entre políticos, ambientalistas, agentes de trânsito, geógrafos, arquitetos, e engenheiros para resolver o caos urbano. Como também grande investimento do dinheiro público em transporte coletivo em deterioramento ao individual, garantindo mais confiabilidade aos usuários desse meio. E por fim, incentivar a participação da população no plano diretor por meio de audiências públicas e fóruns, que garantam o diálogo entre governantes e governados na resolução da mobilidade urbana.