Materiais:
Enviada em: 04/05/2018

Desde a Antiguidade, o ser humano produz arte. Gregos, egípcios, maias e dentre outros povos, nós conhecemos muito de suas histórias e seus modos de vida por causa das pinturas, artefatos e cerâmicas, tipos de artes que se preservaram no tempo. Entretanto, apesar dessa prática fazer parte da cultura de um povo, no Brasil ela encontra obstáculos, seja por preconceito e pela falta de um sistema educativo que insira a arte no desenvolvimento cultural desde a infância.    A arte sempre foi um meio de expressão contra adversidades encontradas. Ela, por exemplo, teve grande influencia no país na Ditadura Militar, no qual muitos artistas se manifestaram através de suas criações, como ''O bêbado e o equilibrista'' de Elis Regina. No entanto, se na época da ditadura era difícil fazer arte por causa da censura e perseguição, atualmente, esse obstáculo acontece por causa da inferiorização que essa profissão passa diante de outras mais tradicionais, como médicos e advogados. Isso se estende por causa da falta de conhecimento de muitas pessoas que julgam os artistas como pessoas sem responsabilidades e que não querem nada na vida.     Esse preconceito se deve ao fato que desde criança, a arte é vista e manipulada pelas escolas como uma matéria não muito importante, assim, impossibilitando o desenvolvimento artístico e a convivência da criança com ela. Diferente em outros países, a matéria de artes é vista com outros olhos, com as escolas possuindo uma carga maior e administrando aulas de música, teatro, pintura, e, assim, ajudando no desenvolvimento dos jovens e diminuindo o preconceito perante a arte.     Diante disso, são necessárias medidas para a melhora desse problema. O Ministério da Educação, em conjunto com as escolas, deve aumentar a carga horária da matéria de artes e criar junto com o Ministério da Cultura, oficinas de pinturas, danças e teatro, a fim de melhorar a relevância da arte no âmbito escolar. Ademais, é necessário que o Governo Federal faça investimentos em eventos artísticos, como museus, galerias, concertos, para que a sociedade brasileira conheça, valorize e diminua o preconceito com artistas e suas artes.