Enviada em: 25/10/2017

Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente tem de ser debatido em âmbito nacional e internacional. O incentivo ao consumo é um  dos grandes malefícios ao quesito da preservação ao meio ambiente, as alternativas das grandes industrias em termos de lucro são incentivar o consumo e descarte de produtos para haver uma troca do mesmo, geralmente sem necessidade.     No ramo industrial, as grandes marcas comercializam produtos com baixa vida útil, geralmente o custo beneficio para arrumar tais produtos compensam em adquirir um novo modelo. A população procura modelos mais avançados e coisas novas, produtos que possuem problemas ou que estão "ultrapassados" não atraem mais olhares dos consumidores. Em relação a isto os produtos considerados velhos ou fora de uso, são descartados muitas vezes de forma incorreta. No Brasil, são 2,2 milhões de toneladas por ano de plástico descartado, e sua decomposição é muito demorada, prejudicando nosso meio.     O consumismo tem aumentado no meio capitalista, o incentivo ao consumo por meio de marketing, entre outros, é um grande maleficio para o acumulo de produtos geralmente desnecessários. As grandes industrias apelam para artistas globais divulgarem seus produtos por meio de mídias sociais como as propagandas, para influenciarem as pessoas a adquirir o produto ofertado, e o acumulo de coisas gera o descarte dos mesmos muitas vezes produtos ainda novos, gerando um acumulo de lixo e prejudicando novamente o meio ambiente.     Espera-se que o governo invista em melhor divulgação informando quais são os danos que o descarte irregular de produtos causam na natureza, junto com as industrias incentivar a reciclagem fornecendo prêmios ou reduzindo impostos. Aprimorar uma infra-estrutura que recolha equipamentos velhos, plásticos em geral, para reciclagem destes materiais utilizando para produzir equipamentos para ambientes públicos e sedes do governo deixando exposto que a reciclagem e a preservação é importante para todos.