Enviada em: 06/06/2017

A cultura , no Brasil , não é muito valorizada pela sociedade em geral , já que muitas vezes essa é relacionada a uma forma de lazer.No  entanto , uma grande parcela dos brasileiros é impedida de acessar a determinados espaços culturais , seja por fator socioeconômico , ou mesmo pela falta desses ambientes culturais.                                                                                   A condição socioeconômica de um indivíduo é um fator preponderante para seu acesso à cultura.Esse fato corrobora para uma segregação de parcelas menos abastadas da sociedade brasileira a atividades culturais.Esses indivíduos em muitos casos possuem dificuldade até para conseguirem se alimentar , logo enxergam a cultura como algo que transcende sua realidade.Por fim , essa conjuntura cria a falácia de que frequentar ambientes como teatro ou museu é somente para ricos , o que dificulta ainda mais  a democratização cultural.                                                      Além disso , a falta de lugares como teatros,museus,cinemas e tantos outros , nos municípios brasileiros mais afastados dos grandes centros urbanos , também é uma barreira para a universalização da cultura.Entretanto , como essa não é vista como essencial para a formação do senso crítico e da percepção de mundo do indivíduo pouco é feito para democratiza-la.Portanto , as pessoas , que tem consciência dessa importância , devem cobrar de seus governantes a implantação e o melhoramento da infraestrutura desses locais.                                                    Em suma, é preciso que o Estado  Brasileiro financie a cultura na sociedade  para que todos tenham acesso.Isso pode ser feito com repasse de verba aos municípios brasileiros de menor porte , para a construção de ambientes e a realização de atividades que promovam a cultura.Outra ação imediata , seria incentivos fiscais a empresas que patrocinassem ONG´s  que tem por objetivo a disseminação cultural principalmente em lugares carentes.Ademais , também seria desejável campanhas realizadas pela mídia  , com o intuito de mostrar a importância da cultura na sociedade e incentivar-la na procura de determinados espaços.