Enviada em: 30/10/2017

Desde 1920 que a Educação Artística faz parte do currículo básico. Entretanto, não foi aplicada em todas as escolas de forma ampla, mesmo em 1996 a lei das diretrizes tornando essa matéria obrigatória. O que dificulta o processo de democratização da cultura no âmbito escolar, já que os estudantes não estão tendo acesso de maneira abrangente. Nesse sentido, é necessário que orgãos fiscalizadores e sociedade engajada façam vistorias para saber se está sendo posto em prática.     É indubitável que a precariedade do ensino nas escolas públicas tem influências que corroboram para o aumento desse abismo cultural. Seja pela falta de profissionais qualificados que coloquem em prática o ensino das artes de forma abrangente, como incentivá-los a ler ou produzir peças teatrais baseado em clássicos da literatura e promover visitas a espaços culturais. Pois como afirma Immanuel Kant "O ser humano é aquilo que a educação faz dele".    Sob ângulo econômico, ressalta-se a falta de investimento do governo nesse setor, o que dificulta e aumenta os desafios para a democratização da cultura. Pois, segundo dados do Ministério da Cultura uma grande porcentagem dos brasileiros não tem acesso a internet o que impossibilita o acesso a informação. Atrelado a isso, o alto custo dos livros comparado a renda do brasileiro obstaculiza esse processo.    Mediante os fatos expostos, para vencer os desafios que se referem a dificuldade de democratizar a cultura, cabe ao Governo criar um orgão fiscalizador que faça vistorias nas escolas para saber se as disciplinas estão incluindo o estudo das artes nas suas aulas. Por conseguinte é necessário fazer parceria com livrarias para diminuir o preço dos livros, pois dessa forma a população teria acesso.