Enviada em: 23/08/2018

"Desenvolvimento digno"       Durante o século XVIII, ocorreu a primeira revolução industrial e os impactos das novas formas de trabalho nas fábricas atingiram diretamente as crianças da região, que foram submetidas à extensas jornadas de trabalho, em serviços árduos, que envolviam o processo industrial. Desde o período supracitado, muitas normas foram criadas visando propiciar aos menores um crescimento saudável e digno, no entanto, no Brasil, o jovem verde-amarelo ainda sofre com abusos em diversas áreas devido a um sistema educacional deficiente e pouco apoio governamental em projetos de assistência ao menor.       Atualmente o sistema educacional brasileiro, se encontra precário, muitas escolas públicas possuem estrutura deteriorada, professores ausentes no cotidiano e baixa qualidade de ensino. Essa sistemática colabora para a desmotivação do jovem estudante, promovendo o aumento de criminalidade desses menores e envolvimento com hábitos destrutivos, como uso de drogas. De acordo com Imannuel Kant " O homem é aquilo que a educação faz dele". Nesse sentido, propiciar uma educação de qualidade fará total diferença no desenvolvimento das crianças e adolescentes brasileiros.           Além disso, existe pouca atenção governamental na formação dos indivíduos, centros de práticas de esportes e recreação são quase nulos e os que existem se localizam em lugares afastados, dificultando o deslocamento do jovem da comunidade. Segundo pesquisa da Puc Campinas, o número de psicólogos no acompanhamento de crianças e adolescentes também está muito abaixo do ideal, isso reflete nos casos de diversas formas de abuso, onde o menor sofre por não ter meios para encontrar ajuda.       Portanto, medidas são necessárias para solucionar a situação atual dos jovens brasileiros. Decorre ao ministério da educação, aumento da supervisão das escolas públicas, criando projeto de vistorias rotineiras, com intuito de observar e reparar situações problemas que existam dentro dessas instituições, propiciando assim um ensino de maior qualidade. Ao poder legislativo, se faz necessário, implementação de lei, que obrigue as comunidades possuírem centros de práticas de esportes e recreação, que possuam serviços de acompanhamento psicológico e apoio pedagógico aos jovens. Somente assim, seguindo a lógica de Imannuel Kant, os pequenos brasileiros estarão amparados por um sistema sócio-educacional, que proporcionem uma formação digna, para se tornarem homens respeitáveis.