Enviada em: 04/10/2017

Com a chegada da revolução industrial, os brasileiros passaram a ter acesso a infinitas variedades  de produtos, cada vez mais modernos e sofisticados. Entretanto os hábitos de consumo passou a se tornar compulsivo, de acordo com o relatório O Estado do Mundo, o consumo por pessoa cresceu três  vezes nos últimos 50 anos. Tendo em vista isso, a falta de consciência ambiental aliada a influência midiática são fatores de contribuem.  Desde sua colonização, o Brasil foi alvo de exploração para fins econômicos, não havia preocupação com a preservação do ambiente, algo que ainda é perceptível, como as máquinas que movem o desmatamento compulsivo na Amazônia. Isso é motivado pelo consumo desenfreado de bens materiais que levou ao aumento nas produções em massa e consequentemente no extrativismo. De acordo com o G1 em 2016, em locais como o bairro da Tijuca ni Rio de Janeiro existem mais carros que habitantes, mostrando assim o quanto o brasileiro é despreocupado com o meio onde habita.  Contudo, outro agravante é a influência da mídia, que a todo momento utiliza os meios de comunicação para persuadir as pessoas ao ato do consumismo.Segundo Max Horkheimer " os meios de comunicação de massa converteu a cultura em mercadoria guiada apenas para o consumo". Ou seja os valores sociais e ambientais são deixados de lado para atender ao consumismo desenfreado, as pessoas veem a compra como uma forma de lazer e não de necessidade.  Dessa maneira, são necessárias medidas eficazes para reverter tal situação e assim promover um equilíbrio entre consumo e o meio ambiente, que estão inteiramente ligados. Para isso os estados ter fiscalizações quanto aos locais de preservação de forma rígida em especial na Amazônia fonte de maior riqueza a ser preservada. Ainda o poder legislativo precisa criar medidas para delimitar o poder de influência da mídia. Cabe ao Ministério da Educação trabalhar de forma sistemática com os alunos sobre a ideologia do consumismo. Ainda é preciso que as ONGs (Organizações não Governamentais) trabalhem conceitos da sociologia de forma dinâmica nas comunidades, sobre a cultura de massa influenciando no consumo.