Enviada em: 06/10/2017

O livro "Os delírios de consumo de Becky Bloom" retrata a vida de uma jovem consumidora que endivida-se por comprar demasiadamente. No entanto, esse é o cenário da vida de muitos brasileiros que, por falta de instrução ou mesmo controle, endividam-se por consumir mais do que precisão e podem comprar. É necessário, portanto, que governo e comunidade unam-se para alterar esses maus hábitos.   Um agravante do consumismo na contemporaneidade encontra-se no cartão de crédito, ferramenta que dispensa dinheiro no momento das compras. Todavia, com essa facilidade, o consumidor que não costuma avaliar e controlar seus gastos pode facilmente adquirir dívidas por acreditar que pode comprar mais do que realmente consegue pagar, comprando mais do que precisa. É necessário, portanto, que o consumidor aprenda a delimitar seus gastos e anotá-los, sabendo o que pode gastar.   Além disso, o consumismo atinge também o público infantil que, movido pelas fortes propagandas destinadas a esse, retém o mau hábito desde cedo. Tal comportamento é avaliado no documentário "Criança: a alma do negócio?" o qual retrata as relações de interesse criadas entre pais e filhos, nas quais aqueles se veem obrigados a comprar o "brinquedo da propaganda", enquanto esses entendem o amor pelos bens que recebem. No entanto, é necessário que desde a infância os pais ensinem seus filhos o verdadeiro valor de objetos materiais, valorizando os sentimentos.   Portanto, em vista dos argumentos citados, prevê-se a necessidade de alterações que modifiquem os hábitos de consumo dos brasileiros. Em primeiro lugar, identifica-se a importância da educação financeira, realizada pelo Ministério da Educação como curso extracurricular em instituições de ensino, visando conscientizar a comunidade acerca dos produtos utilizados, além dos gastos e lucros obtidos. Além disso, é necessário que os adultos, conscientizados pelo curso, possam educar seus filhos através de conversas e hábitos como anotar os gastos da mesada, bem como incentivar a criança a pensar os produtos que realmente lhe são úteis.