Enviada em: 15/10/2017

Desde o fim da Guerra Fria,em 1985,a consolidação do modelo econômico capitalista fez crescer no mundo o consumismo desenfreado,que vem se alastrando até os dias atuais.Crianças e adultos são fortemente atraídas a esse hábito por meio das influências midiáticas ou até mesmo por pessoas próximas,aumentando exponencialmente o hábito do consumismo no Brasil.      Conforme dizia o escritor George Orwell: "A massa mantém a marca,a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa.",ou seja,as pessoas são altamente influenciadas pela mídia,por meio de propagandas ou até mesmo por meio do marketing em programas,o que faz com que haja um aumento significativo no consumismo.Para as crianças,por exemplo,as propagandas na televisão são as que possuem o maior poder de influência na hora da compra,com 73% das crianças influenciadas.     Com base em pesquisas feitas pelo Serviço de Proteção ao Crédito(SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas(CNDL) apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes,ainda em estudo realizado por eles 40,2% dos entrevistados das classes A e B admitem que comprar é uma forma de reduzir o estresse do cotidiano e que as classes C,D e E são as que mais compram sem necessidade,motivadas por promoções.    De acordo com a teoria Newtoniana da inércia,"um corpo tende a permanecer do jeito que está até que uma força atue sobre ele",ou seja,se nada for feito para solucionar esse problema ele tende a continuar do jeito que está.Portanto medidas governamentais devem ser tomadas,como propagandas sobre os efeitos do consumismo na vida das pessoas com o intuito de alertar as pessoas sobre o problema do consumismo no dia-a-dia,afim de evitar dívidas e problemas com a SPC,sujando seu nome e tendo seu Cadastro de Pessoas Físicas(CPF) negativado.