Enviada em: 09/04/2018

Diante dos avanços do início do século XXI, crescimento de classe média e do salário, influenciou no crescimento do consumo brasileiro. Esse processo,pode ser um reflexo de crises econômicas que país enfrenta. Nesse sentido, cabe analisar o problema sob olhar crítico, ressaltando seus efeitos negativos para o corpo social.  A mídia, principalmente a televisiva, na exploração de produtos, as respectivas classes sociais, inegável nas C e D. Ocasionando no consumismo precoce. Isso faz que esses indivíduos assemelhe as A e B, comprando  sem nenhuma necessidade. Dessa forma compromete-se ,estabilidade financeira e psicológica, proporcionado dívidas,depressão.   Outrossim, crianças são os alvos mais contantes ,pelo exagero publicitário faz que os pais comprem determinada roupa de marca,alimentos industrializados,produtos que estejam na moda. O resultado disso e o Bullying direcionado a crianças que não tem esse produto, promovendo uma desigualdade social. Vale lembrar que os alimentos são ricos em sódio e açúcar, em excesso traz inúmeros problemas, como a diabetes e obesidade,que vem crescendo cada vez mas na infância.Além disso, os pais são levados pela submissão  dos filhos, pela vontade de atender o filho, fortalecendo no processo de consumismo infantil.   Sendo assim , é evidente que o consumismo no brasil tem raiz no crescimento de dívidas da população,como parcelamentos com juros reduzidos.Ademais poder Judiciário promover leis que impedir qualquer tipo de propaganda infantil, e Ministérios da Saúde,campanhas de alimentações saudáveis e Social para reduzira desigualdade infantil.Com ações desse tipo, o problema de consumo poderá ser controlado.