Enviada em: 09/04/2018

O fortalecimento da economia brasileira proporciona o crescimento da classe média e, dessa forma aumenta o poder de compra das pessoas. Porém, isso deu margem para o consumo desenfreado tornar-se comum na sociedade, pois como aponta uma pesquisa, 68% das pessoas não refletem sobre os itens que estão adquirindo. Nesse âmbito, pode-se analisar como as propagadas influencia no consumo.       O capitalismo é um sistema econômico baseado no consumo. Assim, há uma necessidade de influenciar condutas individuais, criando novas necessidades, para impulsionar as vendas. Isso é feitos por meio influenciadores digitais e da televisão que formulam padrões de comportamento taxando este como o perfeito estimulando as pessoas a comprar o produto ou serviço ofertado. Dessa forma, o consumo torna-se consumismo, porque, é motivado por emoções e desejos de obter a forma de vida propagada pela mídia. No entanto, como relatado por Bauman, os indivíduos que busca esse padrão, frequentemente, não sente-se satisfeitos e ficam propensos a ter problemas psicológicos como a depressão.         Portanto, é necessário o controle sobre os anúncios visando um  consumo seja feito de forma mais consciente. Para isso, o governo em parceria com o CONAR deve regular as propagandas, prevenindo conteúdos abusivos, por meio de verificações e consultas realizadas com o público. Dessa forma, o consumo seria baseado na necessidade e os índices de problemas psicológicos atenuados.