Enviada em: 04/11/2017

Um dos principais problemas enfrentados, no Brasil, é a propagação de notícias falsas. Com o advento da tecnologia, as redes sociais tornaram-se um veículo para a proliferação dos ''fakes news'' que tem como intuito difundir a imagem negativa de alguém, causando tumultos e falsos posicionamentos, de modo que os autores recebam lucro em cima dessas notícias. Dessa forma, a sociedade tende a ficar manipulada a acreditar nesses fatos,  além de repercutir noticias que expõe um individuo causando casos de violências físicas e até morte.      Mormente, vale ressaltar a frase do sociólogo Zygmunt Bouman: '' As redes sociais são muito úteis, mas são uma armadilha''. A disseminação de informações inverídicas causado, principalmente, pela desinformação do leitor que desfruta apenas da manchete sem buscar o conteúdo, tornou as redes sociais um campo divulgação dessas noticias. Usando artefatos, como ''iscas de clique'' os autores das notícias usufruem da vontade do leitor de saber que aquela notícia é verídica para aumentar o lucro de empresas ou do próprio consumo, alienando a sociedade dando credibilidade a apenas uma fonte. Portanto, o leitor desinformado, espalha as noticias visto que outras pessoas possam ser prejudicadas.      Paralelo a isso, é importante destacar que o proliferação de noticias falsas não limita-se apenas a propagandas, mas sim, ao cotidiano de várias pessoas. Tal conjuntura, ocasionada por repercutir tais noticias priva o cidadão ao acesso à informação, visto que esses conhecimentos invadem, muitas vezes, a privacidade de alguém, como relatos de diversos casos de violência física e intimidação sistemática, por ter notícias repercutidas de maneira invalida e incoerente. Por conseguinte, muitos políticos utilizam desse artefatos para posicionar o eleitor a ser contra o outro, com o uso da imagem negativa e difamação da integridade, como os casos na campanha do atual presidente do EUA, Donald Trump. Nesse ínterim, nota-se que as noticias falsas implicam na sociedade visando moldar a opiniões e tornar amplo a liberdade de expressão ultrapassando o espaço do outro.      Dessa forma, é possível perceber que essa problemática dos ''fakes news'' tem contornos drásticos e desmoraliza o acessoa a informação do cidadão. Esse impasse pode ser convertido, pelas próprias corporações de entretenimento, atacando a informação com mais informações, utilizando do próprio meio midiático para promover campanhas e projetos afim de instruir o leitor a identificar noticias falsas, como marcadores de páginas com a função de informar se tal informação é verídica. Outrossim, é aplicação de multas para as empresas que criam as noticias falsas, com o intuito de amenizar ou erradicar o repasse dos falsas noticias. Assim, a sociedade tende a ter acesso aos conteúdos de forma coerente com a realidade, sem regredir a imagem de alguém ou alienar-se com propostas de opiniões.