Enviada em: 18/01/2018

Responsabilidade na propagação de informações no mundo digital       A era digital tem causado mudanças nos meios de propagação de notícias, assim como um novo público de potenciais consumidores. Com isso novas estratégias vem surgido como forma de chamar a atenção do público leitor.       O mercado digital tem crescido e atraído olhares como plataforma propagandista. Com isso, nota-se cada vez mais presente profissionais que tem como objetivo atrair "click" demonstrando em números o potencial de alcance de pessoas. Para isso, o uso cada vez maior ferramentas das mais variadas, como manipulação de imagem, distorção de verdades, mentiras e títulos que instigam a resposta a curiosidades. Sabe-se que,  de forma geral, as pessoas tendem a procurar opiniões e crenças semelhantes as suas e formas de reforçá-las e disseminá-las.       A distribuição de informações sem verificação de legitimidade tem causado prejuízos  quando falsas informações são indiscriminadamente propagadas. Afetam, por exemplo, a vida pessoal e/ou profissional de quem sofre consequências de julgamentos sociais. Ou também a credibilidade do jornalismo quando são noticiados casos com intenções sensacionalistas.      Como formas de inibir tais práticas, estão a educação digital, políticas de orientação à usuários de internet quanto a desconfiança de títulos apelativos e investigação sobre as fontes antes de repassá-las. Uma vez que, as leis contra crimes digitais estão em desenvolvimento, mas os responsáveis por publicar ou propagar informações falsas na internet podem responder por crimes já previstos na legislação existente.              Assim  sendo, com a expansão das notícias no meio digital e crescimento do interesse em alcançar um número cada vez maior de consumidores, é preciso cautela cada vez maior quanto ao seu compartilhamento nas redes, pois sendo verdadeiras ou não, as informações sempre terão um responsável que poderá arcar com os danos.