Enviada em: 22/01/2018

Fake news é um termo atual, que se refere à falsas notícias e/ou boatos. Apesar do termo ser utilizado na era da informação, a invenção e propagação de histórias fictícias é antiga, a mitologia é um exemplo de tais criações baseadas no imaginário humano.       Um dos fatores que influenciam os autores a investirem em textos recheados de inventividade é o aumento de visitas nas suas páginas digitais e consequentemente o aumento de sua remuneração, já que, tais sites pagam uma determinada quantia proporcional ao compartilhamento do seu conteúdo.       No entanto, devido ao rápido e fácil acesso as notícias, a divulgação das fake news gera uma avalanche de impactos negativos, como por exemplo: responder a processos jurídicos devido à partilha de dados duvidosos, podendo conter textos que firam a integridade moral de outrém.   Diante disso, cabe a cada indivíduo fiscalizar a confiabilidade das notícias antes de compartilhá-las. A publicidade deve dar sua parcela de contribuição para diminuir a proliferação das fakes news, desenvolvendo propagandas que conscientizem os usuários da internet à compararem as informações que chegam até eles.