Enviada em: 20/07/2018

No excerto ,''Gênio,milionário e filántropo'',Tony Stark mostra seus valores,no intuito de reforças suas características sociais.Não obstante,a ostentação persiste como atributos socializáveis,na vida real.Por causa da indústrial cultural,além do desejo de autoafirmção dos consumidores.       É indubitável que o mercado se atrela ao problema,haja vista que após o fordismo,as indústrias passaram à artistar os produtos.Nesse sentido,roupas,telefones e meios locomotivos,tornaram-se ostentação em meio aos jovens que diante a tantas promoções acabam comprando além do que realmente necessitam.De conformidade com o filósofo Zygmmunt Bauman,a maior atração de uma vida de compras é a oferta abudante.Diante dos fatos supracitados é ratificado que a indústria cultura é um dos fatores da persistência da ostentação.     Ademais,o desejo de pertencimento da classe baixa a grupos e costumes elitizados,uma vez que com os altos preços do mercado ,a população periférica sempre esteve muito longe daquilo que apresentavam nas mídias.Por outro lado a classe baixa veio ascendendo econômicamente,adquirindo sua autoestima e status social,por meio de objetos que antes pertenciam a classe média.Parafraseando,Jean Canclinni,''É a qualidade das mercadorias que os tornam membros autênticos'',de tal forma que os jovens procurem objetos mais caros para se reafirmarem.Destarte,um dos atributos socializáveis é o consumo.          Portanto,a ostentação como atributos socializáveis precisam ser freiadas.Para isso,o Estado deve implantar no currículo mínimo educação financeira por meio de professores economistas,que ensinarão às crianças e jovens o uso correto de suas finanças pessoas.Além disso psicopedagogos nas escolas periféricas que devem instruir os alunos como manter-se em sociedade com seus próprios valores e grupos sociais,a fim de manterem seus próprios status sociais.Só assim,a ostentação será um atributo social na ficção atemporal.