Enviada em: 30/06/2019

" Eu vejo, eu gosto, eu quero, eu compro"    Na canção de sucesso,"7 rings" da cantora norte-americana Ariana Grande, é retratado a influencia do consumismo na sociedade atual, com o seu famoso refrão: "Eu vejo, eu gosto, eu quero, eu compro" Ariana retrata  o ideal de que ser é sinônimo de ter. A partir disso, é válido ressaltar que a ausência de palestras acerca das consequências do consumismo, perpetuam o pensamento de que comprar traz felicidade.   A priori, é válido ressaltar a teoria do fato social do sociólogo Émille Durkheim, esta é uma maneira coletiva de agir e de pensar. A partir disso,o ideal de que consumo traz felicidade corrobora no aumento gradativo de pessoas endividadas e é passado entre os indivíduos.Como pode ser visto na série americana "Special" na qual a personagem Kim está sempre com problemas financeiros por comprar roupas de grife para ser aceita em um grupo.Logo, faz-se necessário a dissolução dessa conjuntura.   Outrossim, de acordo com Zygmunt Bauman, o homem se encontra tão sedento por consumo que prefere substituir todas as suas forças por uma força que visa apenas consumir. Situação demonstrada no anime "Hunter X Hunter" no qual o personagem Light contrata diversos funcionários para participarem de um leilão luxuoso em busca de um item de decoração para sua filha. Uma realidade vista na sociedade brasileira, uma vez que dados do correio 24 horas demonstraram que 78% da população brasileira compra objetos por capricho e não por necessidade.   Portanto, medidas são necessárias para contornar as problemáticas acerca do consumismo na sociedade brasileira.Prontamente, o Ministério da Educação deve investir por meio dos impostos em palestras ministradas por profissionais da economia nas escolas e empresas, estas devem demonstrar as consequências do consumo exacerbado e a importância da compra consciente, a fim de demonstrar para população que coisas materiais não definem quem elas são. A partir disso, será possível mudar a realidade presente na música.