Enviada em: 30/09/2017

As práticas mercantis e de comercialização é inerente às sociedades sésseis numa conjuntura capitalista. No entanto, o que se tem vivenciado nas últimas décadas, especialmente no Brasil, é a exaltação a dispendiosa prática da ostentação. Ao que tudo indica, a impregnação dessa ideologia se dá por meios dos processos mercadológicos abarcados pelas músicas e pela internet , que por conseguinte implica no esfacelamento dos valores inatos da existência humana.     É indubitável que os agentes extrínsecos e o intelecto humano, interajam-se, de tal maneira a mudar os paradigmas e as conduta do ser social. Isso é vislumbrado ,por exemplo, no contexto onde o ideário de ostentação é inoculado aos valores da essência humana, valendo-se de artifícios tais como os movimentos musicas do funk ostentação e vulgarização de padrões estéticos nos meios de comunicação online. Logo, esses fenômenos são aparatos arquitetados para almejar fins lucrativos.     A compulsão materialista, gera um condição anômala no seio da sociedade, conhecida como a deturpação dos valores humanos. Nos dias de hoje a inversão: ''ter'' para ''ser'' toma corpo, no sentido de que  todos os esforços tem que ser realocados, prioritariamente, à aquisição, para que, a posteriori,  possa se alcançar a eudaimonia(bem-estar). Não obstante, essa inclinação traz uma miríade de implicações imbuídas com ela, a saber, o endividamento contínuo, que segundo dados do Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) houve um incremento de 0,7% de inadimplentes, durante o intervalo entre os anos de 2016 e 2017.   Como se vê, o enveredamento da sociedade rumo ao pomposo exibicionismo suscita discussões quanto às suas consequências e a demanda de estratégias para sua atenuação. Portanto, diante dessa problemática, séria cabível que as escolas reforçassem a difusão de valores pertinentes ao convívio ao social. Tal medida se tornaria factível se o Ministério da Educação remodelasse o currículo escolar, implantando na disciplina de Ciências Sociais a consciência de uma virtude: a parcimônia.