Enviada em: 04/08/2019

O setor de educação superior privado vem se expandindo por meio do ensino a distância. Pelo menor custo e maior flexibilidade esse modo de ensino vem se tornando cada vez mais popular. Porém, ainda é questionado se o ensino a distância possui o mesmo nível de excelência que o ensino presencial.       É esperado cada vez mais qualificações de ensino no currículo das pessoas, é muito comum as pessoas investirem em uma segunda graduação e pós -graduações para aprimorar seu currículo. Assim, o ensino a distância se tornou uma alternativa viável para alcançar esses objetivos. Devido a sua maleabilidade nos horários, não precisar se deslocar para as aulas e custo inferior a uma graduação presencial. Com essas características e o dinamismo da sociedade atual é possível ver um crescimento cada vez mais rápido desse setor.       Porém, há muitos questionamentos sobre a eficácia dessa modalidade de ensino. Sabe-se que cada pessoa tem facilidade de aprender de uma forma diferente, há pessoas que preferem escutar o professor falando enquanto que outras necessitam copiar todas as informações para guardar as informações, por exemplo. Assim, o ensino a distância pode não ser uma boa forma de aprendizagem para toda as pessoas. Enquanto isso, a pedagogia explora como a prática ajuda na aprendizagem, por meio de explicações práticas, como também no contato com outros alunos. Além disso, há cursos de graduação que não permitem um ensino totalmente a distância, como Enfermagem, cuja as aulas práticas são de extrema importância para a formação do aluno.       Portanto, são necessárias medidas para a resolução dos desafios do ensino a distância. Assim, o Ministério da Educação deve aumentar a fiscalização em relação a eficácia do ensino a distância e filtrar quais cursos de graduação aceitam esse modo de ensino. Por meio de testes de nivelamento entre graduações a distância e presenciais seria possível avaliar a eficácia do ensino, a fim de melhorar o setor de educação. as instituições que vem investindo nesse modo de ensino devem