Enviada em: 23/08/2019

A Universidade do Ar, instituição construída nos anos 40, foi precursora do ensino à distância no Brasil, transmitindo diversas aulas através do rádio. Hodiernamente, a Revolução Tecno-Científica alavancou a modalidade de ensino, possibilitante flexibilidade tanto em horário quanto em localidade. Entretanto, independente das perspectivas de avanço, o EAD (ensino à distância), apresenta diversos desafios, sendo os principais relacionados a qualidade da interação professor-aluno, sendo a principal crítica acerca das instituições que oferecem essa modalidade de ensino. Dessa forma, tais fatores devem ser analisados, visando mitigar a problemática de forma eficaz. Em primeiro plano, cabe ressaltar que o atrativo para grande parte dos discentes é a possibilidade de conciliar os horários de serviço, afazeres e estudos, maximizando o curto tempo disponível. Isso porque, realocando o tempo necessário para a locomoção entre os locais de estudo, casa ou trabalho, por exemplo, há uma extensão na cagar horária que não seria possível em cursos presenciais. Em síntese, limitando as interações que ocorreriam em sala de aula, visto que o aluno não terá contato direto e livre com o docente, ganha-se a flexibilidade necessária aos que precisam cuidar da própria subsistência e investir nos estudos para garantir maior qualidade de vida. Ademais, a interação durante as aulas transmitidas à distância é prejudicada devido a quantidade de alunos presentes. Nesse viés, por não ser um ambiente convencional onde existiria um limite de pessoas, uma turma "online" atinge números surreais de alunos conectados simultaneamente, tornando quase impossível a conexão do professor com os alunos. Desse modo, para que todos os questionamentos levantados durante as aulas sejam respondidos, torna-se necessário uma equipe especializada nesse intermédio, respondendo dúvidas pontuais e levando possíveis temas de debate para a aula. Diante desse cenário, fica evidente que ações que otimizem a educação à distância devem ser tomadas. Para tanto, cabe às empresas privadas responsáveis pelos cursos à distância, um maior investimento em times de professores que possam auxiliar durante as aulas, esclarecendo os alunos em um "bate-papo online" enquanto ocorre a aula, devendo haver, após o horário letivo, uma monitoria sobre o conteúdo apresentado, certificando o aproveitamento do aluno. Somente assim poderemos concluir o trabalho realizado pela Universidade do Ar e democratizar o processo de educação.