Enviada em: 22/04/2018

Revolucionaríssimos educacional  A reforma brasileira do ensino médio tem pós e contras, na opinião de alguns especialistas e educadores. Apesar de contar com o apoio generalizado destes, a maneira como a reforma foi proposta incomodou alguns deles, mas, no entanto, viram um ponto positivo para base educacional.  A maioria dos educadores concorda com uma mudança na base educacional, no ranking de educação feito segundo a Revista veja entre 36 países pesquisado, o Brasil ocupa o penúltimo na educação. Especialistas que avaliaram o novo ensino médio ressaltaram, que matérias de importância fundamental para a formação do indivíduo, como história e literatura não estão sendo priorizadas, de fato o conhecimento histórico forma indivíduos críticos principalmente quanto a atos políticos, como por exemplo com o conhecimento da CLT implantada por Getúlio Vargas, pode-se questionar a política atual. Outros fatos a serem avaliados são que estudantes de pequenos municípios e periferia de grandes cidades podem não receber a tempo o tratamento pedagógico a ser implantado, devido as questões burocráticas e de investimentos. A opinião dos educadores a favor, leva em conta a carga horário para a melhor preparação de alunos no mercado, porém vale ressaltar que muitas escolas não recebem a merenda e os jovens que participam do programa jovem aprendiz não se adequam as 1400 horas proposta da nova reforma. Outro argumento é a integração de curso técnico possibilitando um melhor desempenho profissional, mas estes cursos são estritamente delimitados como mecânica, TI, e as áreas de biológicas e humanas não são mostradas. Segundo Paulo Freire, “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade tampouco sem ela a sociedade muda”. Todavia a educação é um ponto importante para o futuro de um pais com investimentos e fiscalização rigorosa.