Enviada em: 11/06/2018

Barreiras na educação        A deficiência da educação na sociedade brasileira é um problema muito presente. Desse modo em fevereiro de 2017 foi aprovada a reforma do ensino médio como medida provisória, a qual previa trazer melhoras no sistema educacional, como oferecer cursos técnicos por meio do ensino integral e flexibilizar a grade curricular, porém visto no cenário atual poderia trazer impactos negativos tais como obstáculos estruturais, desmerecimento de matérias fundamentais como sociologia e filosofia e uma possível desigualdade de ensino nos estados. Em contrapartida é indubitável que haja uma reforma no ensino, no entanto que seja debatida com os reais envolvidos e solucione as barreiras existentes na educação.        Outrossim, de acordo com o jornal da Uol menos de 1% das escolas tem estrutura básica ideal, tendo como exemplo bibliotecas, salas de informática, laboratório de química e biologia e quadra esportiva. Nesta perspectiva pode-se observar que as escolas do Brasil não estão preparadas para integração de ensino profissionalizante, antes que haja um investimento considerado por parte do governo, pois sem está não solucionará os problemas no ensino, mas sim aumentará os que já existem como desigualdade, que será notável em várias escolas do país.         Além disso, é cabível enfatizar que, de acordo com Paulo Freire se a educação não transformar a sociedade, sem ela muito menos muda. Logo, é valido analisar a demasiada importância da educação, visto que objetivo do ensino brasileiro deve não apenas se concentrar em dados estatísticos, mas se preocupar em formar cidadãos que contribua para bem-estar da sociedade, tendo como referência os componentes curriculares filosofia e sociologia, a qual a desobrigação destes traria consequências aos jovens estudantes.        Levando-se em considerações esses aspectos entende-se que é de grande necessidade uma reforma no ensino, porém está medida provisória traria impactos negativos como os supracitados, sendo assim, medidas são necessárias para solucionar o impasse. De acordo com Kant o ser humano é o que a educação faz dele, desse modo o Governo ligado ao Ministério da Educação deve trazer maiores investimentos ao ensino, proporcionando assim a incorporação do ensino técnico de qualidade com profissionais especializados para está. Do mesmo modo as matérias de filosofia e sociologia devem ser tomadas como componentes obrigatórios, tendo em vista seu papel fundamental para a sociedade. Pois somente através destas e outras medidas poderão evitar os impactos negativos da reforma, é eliminar as barreiras existentes na educação.