Enviada em: 01/11/2018

A reforma do ensino médio trata-se de uma medida provisória proposta pelo governo, a fim de implementar mudanças na escola secundária que está em estado insatisfatório. Tal intervenção precisa ser reformulada, uma vez que envolve não só o aumento da carga horária, como também a imposição de disciplinas obrigatórias e opcionais na nova base curricular.  Primeiramente é preciso salientar que aumentar a carga horária não significa que os alunos estudarão mais. Isso porque as aulas seriam desgastantes tanto para o discente quanto para o docente, sendo exaustivas a ponto de que, no final do turno, os estudantes fiquem dispersos. Entretanto, isso não quer dizer que a proposta da reforma do ensino médio seja ruim, mas sim deve ser ajustada com medidas que levem em consideração o bom senso, como horários extras que englobem monitorias e grupos de estudo, ou seja, algo que seja construtivo para o aluno.     Além disso, há o problema da implementação de disciplinas obrigatórias em consonância com as opcionais. Tal fato se deve à mudança na grade curricular que visa atribuir metade da carga horária a disciplinas obrigatórias, enquanto a outra parte é destinada a uma área do conhecimento de escolha do aluno. Isso pode gerar uma falsa impressão de aprofundamento, mas acaba sendo prejudicial ao estudante, visto que irá não apenas adquirir  um conhecimento superficial em relação a disciplinas que não estão previstas na sua base curricular. Assim como Paulo freire disse, ao afirmar que se deve  compreender a realidade para que possa levantar hipóteses e propor intervenções, analogamente é necessário que o Ministério da Educação analise de forma mais minuciosa a situação da educação secundária do Brasil para que possa intervir de maneira mais efetiva.     Portanto, é preciso que o Ministério da educação proponha uma reforma do ensino Médio mais flexível, com medidas que não deixem um aprendizado superficial de matérias que não fazem parte da área do conhecimento do aluno, a fim de contribuir na formação de cidadãos com conhecimento de mundo vasto e preparados para seguir carreiras diversificadas depois de formados.