Enviada em: 05/03/2018

René Descartes em sua obra "Discurso do Método", descreve os fundamentos do método científico, em que uma das suas partes consiste no levantamento de deduções e hipóteses, ocasionando julgamentos antecipados sem bases científicas, antes dos experimentos. No nosso cotidiano, isso ocorre frequentemente, pois, diversas vezes construímos pré-conceitos baseado em nossas opiniões e que levam a discriminação e divisão da sociedade. Dentre tantos aspectos importantes, destacam-se: os tipos de preconceito no Brasil e a forma que podemos identificá-los.        Primeiramente, é indubitável que o preconceito mostra-se de diversas maneiras na sociedade brasileira. Entretanto, o preconceito linguístico tem chamado a atenção de pesquisadores, como o professor, linguista e filósofo Marcos Bagno, que aborda em sua obra "Preconceito Linguístico: O que é, como se faz", os diversos aspectos da língua, baseada na gramática normativa, que contribui para a prática da exclusão social. Sendo assim, as regras da língua, não incluem expressões populares e variações linguísticas, como as gírias, regionalismo, dialetos, entre outros.      Além disso, podemos identificar o preconceito linguístico associado a pessoas pobres e marginalizadas, que são ridicularizadas pelas suas falas e vestimentas regionais. Segundo o físico Albert Einstein: "É mais fácil desintegrar um átomo, do que acabar com um preconceito", e isso acaba agravando-se em uma sociedade que possui uma cultura elitizada e que marginaliza as culturas que fogem do seu padrão. Dessa maneira, o preconceito linguístico abre portas para manifestações de outros tipos de preconceitos, que mascaram-se atrás da mídia e da cultura do certo e errado.             Portanto, evidencia-se a necessidade de medidas amenizadoras da problemática. Dessa forma, o Ministério da Educação, juntamente com o Ministério da Cultura, deve inserir na Base Nacional Comum Curricular o estudo cultural das diferentes regiões brasileiras, no intuito de familiarizar jovens e adolescentes com as divergências sociais, linguísticas e culturais que se fazem presente na sociedade. A fim de que, diferente do método científico, o aluno possa ter conhecimento e estudos sociológicos para definir e estruturar seus conceitos.