Enviada em: 02/03/2019

Conforme o Iluminismo, movimento intelectual surgido na Europa, no século XVIII, uma sociedade só progride quando um mobiliza-se com o problema do outro. Desse modo, para que essa sociedade seja igualitária e coesa, é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam garantidos. Contudo, ainda é notório, em pleno século XXI, que tal pensamento não é posto em prática no Brasil, visto que se enfrentam desafios no uso do transporte público - o que explicita a falha de políticas públicas na quali-dade do serviço e na formação plena do cidadão consciente de seus direitos e deveres.          É indubitável que as autoridades brasileiras proporcionam condições para assegurar o bem-estar social. Pode-se citar, por exemplo, as faixas únicas para ônibus, que visa tornar o percurso mais rápido para os utentes desse meio de tráfego, dado que outros automóveis não devem usitá-las. Isso demons-tra, de certa forma, que o governo busca cumprir o que está previsto na sua Constituição Federativa.         Entretanto, medida pontual como essa ainda é ineficaz para garantir a eficiência desse sistema pú-blico, pois, até então, contém péssimas condições de mobilidade urbana, devido à deficiente formação cidadã digna - que gera falta de informações e despreparo sobre o tema - e à falta de atenção ao setor de transporte, obtendo visíveis atos oriundos do descaso governamental em investimentos na seguran-ça, no conforto desse meio - levando em consideração que ao longo dos anos as tarifas para o uso dos ônibus aumenta progressivamente - e na conscientização da população, ainda na escola, para os direi-tos sociais, os quais o transporte público se estabelece. Por consequência, gera-se um sistema de loco-moção caro e que não atende às necessidades dos cidadãos, por isso, as pessoas, que não conhecem seus direitos, se veem na conveniência de utilizar o transporte próprio, aumentando os engarrafamen-tos e, consequentemente, a poluição. Se, para o iluminista John Locke, a mente humana é como uma tábula rasa sem nenhuma ideia, isso implica dizer que uma educação básica, voltada para a formação plena do cidadão, é imprescindível para que o Brasil atenue os impecilhos na mobilidade urbana.         Infere-se, pelos pressupostos, que há a necessidade de maiores investimentos na matriz de trans-portes e na educação básica - conforme a Lei de Diretrizes e Bases n. 9.394/96. Portanto, é plausível que o Estado, por meio do Ministério da Educação, não só modifique seu currículo escolar para contem-plar projetos de cunho social e aulas de Formação Cidadã, Ética e Direitos Sociais, mas também - em parceria com o Ministério dos Transportes - promova o aumento orçamentário para a adequação desses meios e a sua segurança, por exemplo, com a utilização de câmeras dentro e fora dos ônibus e metrôs para o monitoramento de ocorrências imprevisíveis. Se assim for feito, ter-se-á uma sociedade pautada na concretização dos princípios básicos do Iluminismo.