Enviada em: 13/07/2017

Desconforto, longa viagem e aumento das passagens. Esses são três dos principais aspectos que geram tamanha insatisfação dos brasileiros com o transporte público. Nos últimos anos, o uniforme aumento das tarifas fez com que a população voltasse a protestar contra as deficiências do transporte coletivo nacional. O tema não está atrelado apenas à locomoção dos brasileiros, mas também a outros fatores importantes em suas vidas, o que faz com ele precise ter seus princípios revisados.       Não compensa para o brasileiro, de forma financeira, utilizar o transporte coletivo. Em cidades nas quais não existem o suporte de linhas de trem ou metrô, uma viagem de transporte coletivo pode custar mais que o dobro do valor gasto para se locomover em uma moto. O mau planejamento feito em avenidas pelas redes que administram os veículos públicos faz com que os ônibus fiquem facilmente “trancados” em congestionamentos, enquanto motocicletas e veículos menores conseguem seguir para os seus destinos.          Além disso, o baixo rendimento, junto à péssima administração, fazem as pessoas desconhecerem os benefícios da utilização desses transportes. Os problemas dos meios de condução públicos influenciam, cada vez mais, a compra de carros e outros meios de transporte pela sociedade. Isso faz com que as ruas e avenidas fiquem mais abarrotadas, além de aumentar, exorbitantemente, as emissões de gases que o prejudicam a qualidade de vida dos cidadãos e o meio ambiente.         Portanto, diante de tudo foi dito, é possível perceber as mazelas presentes no projeto responsável pelo transporte público nacional. Para que as empresas privadas, responsáveis pela administração desses meios, convençam a população a utilizá-los é preciso revisar os preços das tarifas, levando em consideração que quem mais usufrui destes transporte são as classes  baixas. Ademais, negociar com empresas e indústrias, para que elas forneçam aos funcionários o vale transporte também pode ajudar, já que isso evita que eles invistam nas compras de automóveis. Com o auxílio da mídia, divulgando e criando campanhas publicitárias que comprovem os benefícios desses transportes para o meio ambiente, é possível conceber ao transporte público o prestígio que ele merece.