Enviada em: 03/09/2017

O advento das industrias automotivas em território brasileiro,na década de 1950,fez com que nosso país elaborasse um planejamento rodoviário para suprir as necessidades dessas fabricas.Nesse contexto,o transporte público acabou perdendo espaço para o carro seja pelo falta incetivos para esse setor seja pelo status que o veículo individual oferece à quem o possui.Atualmente,porém,com a necessidade de combater o caos no transito,surgiu a carência do nosso país em revitalizar o transporte público no ambiente urbano.  Mormente,segundo o  historiador francês Marc Bloch,''a incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado''.Sob tal ótica,é possível inferir que as mazelas dos lideres politicos,em relação ao transporte público atualmente,é o reflexo da politica de Juscelino Kubitschek que negligenciou esse setor em seu governo.Tais mazelas,como,por exemplo,ônibus frequentemente lotados, veículos em condições ruins, além do grande tempo de espera nos pontos de ônibus e metrô,é uma realidade nas grandes cidades do nosso país.  É preciso salientar,também,que transporte público é um dos meios que resolveriam o impasse da mobilidade urbana.Entretanto,é priorização do veículo individual é o que prevalece em nossa sociedade.Isso ocorre,não somente pelo fato da ideologia do ser em ter o carro para a obtenção de status mas também pelo conforto.Nesse sentido,os coletivo,s que são capazes de transportar mais pessoas por metro quadrado,saem em desvantagem em relação aos automóveis particulares,pois além de desconfortáveis,ainda são vistos de forma preconceituosa pela população.  Infere-se,portanto,que a questão do transporte público é um caso necessita uma resolução.Logo,o MTPA,aliado de empresas de transportes,devem planejar um meio,eficiente e confortável,para a locomoção de pessoas.É imprescindível,também,utilizar a mídia para estimular o uso dos coletivos pela população.Destarte,não ignorando o presente o futuro será próspero para as próximas gerações.