Enviada em: 24/10/2017

As adversidades encontradas na mobilidade urbana estão em ascensão no Brasil. A preferência por automóveis particulares pelos brasileiros acaba por piorar essa situação. Desse modo, a dificuldade na utilização dos transportes públicos é o maior empecilho para sanar tal problema.  Nesse contexto, segundo dados do Denatran, a frota de veículos nas principais 12 metrópoles brasileiras teve aumento de 77% entre 2001 a 2011. Logo, é importante entender que as vias presentes nessas áreas urbanas precisam atender eficientemente essa leva de veículos. Contudo, para que isso seja realizado é preciso que novas vias sejam construídas e que tal aumento da frota não se estenda para as próximas décadas.   Sob essa ótica, pode-se compreender que a aquisição de carros e outros transportes particulares motorizados irão conduzir ao aumento dos engarrafamentos nas vias urbanas, pois torna ineficaz a mobilidade, principalmente, durante os horários comerciais. Dessa maneira, é preciso que o direito de ir e vir, defendido pela Constituição de 1988, seja resguardado com excelência à toda população. Portanto, se faz necessária a transformação dos hábitos e costumes brasileiros, os quais conduzem à predominância na utilização de carros, para a preferência pelos transportes público ou não motorizado (principalmente, bicicleta e a pé). E para que isso aconteça, entende-se que esses transportes precisam de atualizações para que suportem o novo público.   Destarte, conforme o sociólogo Zygmunt Bauman é preciso "emancipar o destino da fatalidade". Nesse sentido, medidas devem ser tomadas para solucionar as adversidades do transporte público. Desse modo, se preza aumentar as vias para bicicletas, metrôs e pedestres, através de investimentos do governo federal. Ademais, campanhas televisivas conduzidas pela mídia conjuntamente a ONG'S, apoiadoras de uma mobilidade urbana mais eficiente, e com objetivo de informar os brasileiros sobre os malefícios que os transportes individuais motorizados traz para o ambiente urbano, pode-se conter a entrada incessante desses nas vias urbanas. Por fim, é esperado que com essas medidas se possa alcançar melhores condições para a condução de um transporte público de qualidade para a população brasileira.