Enviada em: 31/10/2018

A Guerra Fria foi um dos períodos mais marcantes no desenvolvimento tecnológico, o qual se reflete até nos dias atuais. Pois, a inserção de tecnologias, como a internet, no mercado permitiu o seu acesso a mais de 80% dos adolescentes brasileiros, segundo a revista exame, o que os tornou cada vez mais dependentes dessa ferramenta. Entretanto, o vício nesse recurso ocasiona problemáticas sociais, devido o perigo relacionado aos conteúdos da web, bem como a dissolução das relações humanas.  É primordial ressaltar que boa parte dos problemas hodiernos são iniciados dentro do ambiente familiar. Segundo Emílie Durkheim, a família é o primeiro contato do indivíduo com o mundo. De forma análoga ao pensamento do filósofo, a falta de controle dos pais no uso da internet tornam jovens vulneráveis a seu abrangente conteúdo, o que permite contato com estranhos e ideologias duvidosas. Dessa forma, retira a autonomia na formação do indivíduo no ambiente familiar.  Somado a isso, é lícito abordar, o excesso do uso da internet. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, as redes sociais proporcionam laços humanos mais frágeis, devido a sua facilidade de se fazer ou desfazer amizades. Nessa perspectiva, a prática continua e desmedida desses relacionamentos faz crescer o estranhamento para com o "mundo real", aonde as relações são mais sólidas e diretas entre os indivíduos. Dessa maneira, os jovens tornam se cada vez mais receosos no convívio do cotidiano, e a complexidade do mundo; por consequência, os casos de ansiedade e isolamento são casa vez mais frequentes.  Diante dos fatos citados, é necessário o uso de medidas para reverter essa realidade. Cabe as famílias, controlar o conteúdo acessados pelos seus filhos nas redes sociais, por meio programas de aplicativos e bloqueio de sites de impróprios para crianças e adolescentes, além da importância do diálogo familiar orientando sobre eventuais perigos da web. A fim de impedir possíveis ameaças ao ensinamento familiar. Ademais, é imprescindível que as prefeituras forneçam atividades gratuitas aos jovens após o horário escolar, com aulas esportivas à tarde nas quadras das escolas municipais, incluindo cursos de idiomas nas salas vazias. Com o intuito de fomentar o convívio social de jovens, e reduzir o seu contato apenas com o mundo virtual. Por fim, espera-se moderar o uso de um recurso tão representativo do avanço tecnológico da humanidade.