Enviada em: 20/07/2019

A III Revolução Industrial - também chamada de Revolução Técnico Científica Informacional - iniciou-se em meados do século XX e correspondeu ao processo de inovações no campo da informática.No entanto,as novas tecnologias de informação não só possibilitou avanços à sociedade,mas também suscitou indivíduos viciados em dispositivos tecnológicos,uma vez que as pessoas estão cada vez mais conectados no mundo virtual.Nesse contexto,deve-se analisar com a falta de uma educação digital e fragilidade das relações sociais impulsionam tal problemática.  Em primeiro lugar,vale salientar que a dependência tecnológica está intrinsecamente ligada à insuficiência de políticas educacionais  de inclusão digital.Consoante ao co-fundador da  Apple Steve Jobs,"A tecnologia move o mundo".Sob tal ótica,na conjuntura contemporânea,os mecanismos tecnológicas estão imersos na vida cotidiana,ora no ambiente de trabalho,ora nos momentos de lazer.Isso ocorre,sobretudo,devido à dependência que os indivíduos tem de estarem "online" o tempo todo e não determinarem limites ao uso,visto que não tiveram uma educação digital que instruísse as pessoas a navegarem no universo cibernético de maneira correta e segura.Desse modo,o uso excessivo de redes virtuais afeta negativamente as relações sociais.   Outrossim,é válido ressaltar que a subordinação dos indivíduos as máquinas,torna-as distantes do mundo real.Na obra "Modernidade Líquida" do sociólogo polonês Zygmunt Bauman,é exposto a fluidez e a fragilidade das relações sociais na sociedade pós-moderna.Nesse viés,as novas tecnologias faz com que as pessoas passem a priorizar o ambiente virtual,em detrimento da realidade,o que segundo Bauman compromete as interações sociais e torna as pessoas individualistas.Tal fato afeta a saúde mental e física dos adeptos desse mecanismo,haja vista que a superficialidade das pessoas  por trás da tela evidência a solidão e a ilusão de felicidade exposta na rede.Por conseguinte,os indivíduos perdem a capacidade intelectual e passam a agir conforme o comando das máquinas.  Infere-se,portanto,que é imprescindível medidas para minimizar a dependência tecnológica dos indivíduos.Logo,cabe ao Ministério da Educação - órgão do Estado responsável pela formação civil -inserir,nas escolas,desde a tenra idade,a disciplina Educação Digital,de cunho obrigatório em função da sua necessidade,por intermédio de profissionais capacitados na área cibernética,com vistas a instruir os docentes para que ajam corretamente segundo as próprias necessidades e escolhas.Ademais,os aplicativos de redes virtuais ,deve estipular um tempo máximo de acesso aos usuários,por meio de agentes fiscalizadores e bloqueios do aplicativo,a fim de que os indivíduos passem a ser monitorados e,assim,menos dependentes das máquinas.