Enviada em: 23/09/2017

"O caminho digital é sem volta" Essa frase do escritor Paulo Coelho reflete o panorama que se encontra o mundo na atualidade. Nesse sentido, a tecnologia torna o ser humano alienado, pois este prefere adentrar ao mundo virtual ao invés do real. Ademais, a constante insatisfação tecnológica também faz parte do processo de alienação. Sendo assim, é necessário promover uma discussão sobre a problemática que possibilite uma compactuação entre desenvolvimento e bem estar social.             Em primeiro lugar, indivíduos estão cada vez mais conectados nos aparelhos tecnológicos. Isso porque, com o advento das redes sociais, como o instagram, twitter, facebook e whatsapp, as pessoas preferem se comunicar através desses meios, esquecendo assim da interação social. Segundo Zgymunt Bauman, sociólogo polonês, o mundo tornou-se "líquído", ou seja as relações interpessoais estão baseadas no interesse e podem ser desfeitas a qualquer momento, tal como no mundo virtual.           Além disso, desde o início do toyotismo, o conceito de obsolescência programada - aparelhos produzidos com uma vida útil preestabelecida,  foi introduzido no cotidiano dos cidadãos. A partir desse momento, o ser humano passa a ter um descontentamento permanente com as novas tecnologias. Como consequência, pessoas de todo mundo são cada vez mais dependentes dos artifícios tecnológicos. Portanto, tudo isso mostra a necessidade de pensar em políticas públicas para tentar amenizar esse obstáculo.             Ciente dos argumentos supracitados, a humanidade tornou-se dependente da tecnologia e esta é usada como forma de alienação. Logo, o Governo Federal, por meio de palestras educativas nas escolas, devem priorizar o tema no que diz respeito aos malefícios da exposição exagerada dessas pessoas aos meios tecnológicos. Outrossim, ONG's podem desenvolver projetos de interação social, através seminários e simpósios, que objetivem um maior contato entre cidadãos. Por fim, a mídia tem seu papel importante de divulgação dessas propostas, em vista disso, através do seu conteúdo publicitário, consegue-se ter um alcance de informação maior. Pois, só assim, contruir-se-á uma sociedade mais consciente e desenvolvida tecnologicamente.