Enviada em: 20/03/2017

Ao longo do processo de formação do Estado brasileiro, do século XVI ao XXI, a quantidade de casos relatados de violência contra infantos e adolescentes tiveram significativos aumentos. Entretanto, o número de denúncias ainda representa uma pequena parcela dos atos de hostilidade contra esse público.Tais ações, evidenciam o quanto os direitos desse grupo é ignorado, fruto de uma ineficiência das leis ou pela lenta mudança da mentalidade social. Historicamente, durante em Esparta as crianças eram recrutadas aos 7 anos para o treinamento militar sendo submetidas a esforços físicas e psicológicos. Esses fatos tornam notório o quanto a sociedade desde muito cedo subordinou os infantos a condições extremas, pois acreditavam que a única forma de educar era punindo.Segundo Durkheim, o fato social é uma maneira de agir e pensar dotada de exterioridade, coercitividade e generalidade.Seguindo essa linha de pensamento, fica notório que essa maneira de agir e pensar em relação a este público foi passada de geração a geração ficando internalizada ao longo do tempo na sociedade. Outrossim, questão da constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. De acordo com Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça o equilíbrio seja alcançado no corpo social. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, agressão contra esse público rompe essa harmonia, haja vista que as leis representem um grande avanço na manutenção da integridade deste grupo, há brechas que permitem ocorrência de crimes. Entende-se, portanto,que a continuidade da violência é fruto da ainda fraca eficácia das leis e do pensamento que agressão é sinônimo de educar.A fim de atenuar o problema o Governo Federal deve elaborar um plano de implementação de novas delegacias especializadas nessa forma de agressão, além de aplicar campanhas de abrangência nacional junto as emissoras aberta de TV como forma de estímulo a denúncia. Dessa forma,com base nas medidas tomadas esse fato social será gradativamente miniminimi minimi