Enviada em: 11/04/2019

Para Martin Luther King - grande líder dos movimentos civis dos negros - "a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar". De maneira análoga a violência urbana no Brasil que, mesmo após avanços teóricos constitucionais, a conjuntura de iniquidade permanece e acaba refletindo na sociedade brasileira, devido não só ao déficit educacional, mas também à negligência governamental  A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema de ensino e segurança eficientes. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido nos alarmantes índices de crescimento da violência urbana. A exemplo disso, o assassinato de Marielle Franco acaba retratando bem a atual situação da violência urbana no Brasil.   De acordo com o artigo sexto da Constituição Federal de 1988, todos os indivíduos têm direito a educação, segurança e ao bem-estar social, todavia, o poder executivo não o efetiva. Consoante Aristóteles no livro "Ética a Nicômaco", a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos, logo se verifica que esse conceito encontra-se deturpado no Brasil à medida que a oferta de fiscalização da execução das leis não está presente em todo o território nacional, fazendo os direitos permanecerem no papel.   Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas o qual promova palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito dos direitos e deveres dos cidadãos brasileiros. - uma vez que, ações culturais coletivas têm imenso poder transformador - a fim de que a comunidade escolar e a sociedade no geral - por conseguinte - conscientizem-se. Construindo, então, uma sociedade mais segura e  fiel aos princípios da constituição.