Filmes para citar na redação e aumentar a nota

Beatriz Kalil Othero Dicas de Redação

Além do entretenimento, muitos filmes também proporcionam reflexão, conscientização e críticas diversas para o espectador. Assim, para obter mais credibilidade quanto às ideias apresentadas e êxito na competência 2 da redação (que cobra a aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento), citar filmes em seu texto pode ser uma ótima e criativa ideia.

Pensando nisso, recomendamos a você 3 produções que podem ser utilizadas em muitos temas. Confira na lista abaixo as diferentes abordagens de cada longa metragem:

Capitão Fantástico (2016)

O filme, dirigido por Matt Ross, traz uma importante temática: o papel da família na criação dos filhos. Na produção, um pai viúvo cria seis filhos na floresta, longe da civilização e das influências negativas da sociedade (como o consumismo). Porém, há um momento de ruptura, em que os filhos desejam conhecer a cidade, o que provoca dilemas no pai.

A família protagonista de Capitão Fantástico. Foto: reprodução

Corra! (2017)

O indicado ao Oscar 2018 em várias categorias (incluindo a de Melhor Filme) foi dirigido por Jordan Peele. Corra! conta a história de um jovem negro que, ao conhecer os pais da namorada branca, descobre segredos sombrios e extremamente preconceituosos da família. O filme é uma grande crítica ao racismo – o implícito e o explícito – ainda presente em tantas sociedades atualmente.

O protagonista Chris, interpretado por Daniel Kaluuya. Foto: reprodução

Três Anúncios Para um Crime (2017)

A instigante produção – que também concorreu a várias estatuetas do Oscar em 2018 – foi dirigida por Martin McDonagh, e fez uma crítica ao descaso das autoridades com o feminicídio e o assédio sexual. No filme, que se passa em Ebbing (Missouri, EUA), a mãe de uma adolescente que foi estuprada e morta está inconformada com a polícia da cidade. Afinal, o caso não foi investigado como deveria ter sido, e a mulher faz qualquer coisa para chamar a atenção dos investigadores.

A mãe e um dos policiais da cidade. Curiosidade: ambos os atores da foto ganharam o Oscar 2018: melhor atriz e melhor ator coadjuvante. Foto: reprodução

Esperamos que goste das nossas indicações! Boa sessão – e produção!

Vamos debater sobre?