A importância da leitura para escrever bem

Roberta Rinaldi Geral

Você já parou para pensar na importância da leitura para sua formação? A leitura informa e forma o indivíduo para a vida. Uma das vantagens mais importantes para quem lê é o desenvolvimento da capacidade de escrever bem. Ser uma pessoa com hábitos de leitura é, portanto, uma estratégia de aprimoramento do estudo da redação! Veja como isso pode te ajudar a tirar uma excelente nota no Enem! 😉

Revistas, jornais e livros em geral são algumas das fontes de leitura facilmente disponíveis em nosso dia a dia. Há inúmeros assuntos e contextos para os diferentes tipos de pessoas, o que facilita a cada um procurar aquilo que mais tem a ver com sua personalidade ou que atende às suas necessidades intelectuais.

Para produzir uma boa redação, é preciso demonstrar conhecimentos de mundo e fugir do senso comum. Nesse quesito, a leitura é uma ferramenta muito enriquecedora. A leitura aprimora nosso repertório sociocultural, fazendo com as as ideias sejam amplas sobre os vários temas possíveis de cair como proposta, por exemplo.

Além disso, ela expande o desenvolvimento intelectual, facilitando o processo de interpretação e aprendizagem, assim como os atos comunicacionais, que serão cada vez mais eficientes. A capacidade de ser crítico e reflexivo ao expor opiniões é construída a partir da leitura. Ao analisar o pensamento do outro sobre um assunto, julgamos, absorvemos e construímos nossas convicções pessoais.

Há, ainda, um importante benefício relacionado ao vocabulário. Ler expande o repertório vocabular, fazendo com que seu texto seja mais eloquente, expressivo, persuasivo. Você terá mais conhecimentos sobre como substituir palavras e estabelecer sentidos por meio delas. Naturalmente as regras gramaticais serão internalizadas ao ler textos bem escritos e, assim, menores serão os erros de norma culta em sua redação!

Atualidades são cobradas como tema do Enem e outros vestibulares, portanto, é importante que você esteja por dentro do que acontece lendo jornais, revistas e blogs de notícias, por exemplo. Até mesmo as redes sociais são bons recursos para a prática da leitura! Leia o que os outros têm a dizer sobre os assuntos, discuta, externalize e compartilhe suas ideias.

Procure ler sempre e garanta a excelência em suas produções! 😉

Vamos debater sobre?