INEP divulga edital do Enem 2018 e anuncia mudanças

Roberta Rinaldi Notícias

Como previsto e divulgado na coletiva de imprensa do INEP em janeiro, o Edital do ENEM 2018 foi liberado hoje no Diário Oficial da União.

Novidades

Nos últimos anos, o exame tem sido reformulado para atender melhor aos milhões de candidatos deste que é o maior vestibular do país. A última grande mudança foi a divisão das provas em dois domingos consecutivos, e não mais em apenas um final de semana. A proposta funcionou bem, vai ser mantida, e a novidade para este ano é o aumento do tempo para fazer as provas do segundo dia, que contemplam os conteúdos de matemática e ciências da natureza. Serão 30 minutos a mais para a resolução das questões objetivas!

Período de inscrição

Os candidatos poderão se inscrever para o exame no período de 7 a 18 de maio. A taxa de inscrição não foi alterada, permanece R$ 82,00. O pagamento deverá ser efetuada do dia 7 até o dia 23 de maio.

Para aqueles que desejam a isenção do pagamento, atenção:

  • A solicitação deverá ser feita de 2 a 11 de abril.

Quem foi isento da taxa no ano passado e não compareceu ao exame deve justificar a falta neste período, com a apresentação de documentos, atestados ou boletins de ocorrência.

Quem tem direito à isenção da taxa

  • Alunos que estão cursando o último ano do Ensino Médio em escolas públicas;
  • Aqueles que já tenham cursado o Ensino Médio e foi em escola pública ou com bolsa integral nas instituições particulares;
  • Quem tenha renda igual ou abaixo de um salário mínimo e meio;
  • Quem faça parte de Programas Sociais do Governo Federal.

Direitos Humanos

No ano passado, a Associação Escola Sem Partido questionou e moveu um processo para suspensão da regra de atribuição de nota zero a textos que feriam os Direitos Humanos. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acatou ao pedido e suspendeu a norma. O INEP prometeu recorrer, mas a medida será mantida e a resolução foi retirada do edital, mantendo, portanto, a não possibilidade de zerar o texto que viola os Direitos Humanos.

Programe-se, organize-se e não deixe para atender aos prazos de última hora! Acesse o clicando AQUI.

Até a próxima! 😉

VEJA TAMBÉM: O QUE MUDOU PARA A REDAÇÃO DO ENEM 2018

Vamos debater sobre?