Dia Internacional da Mulher: Conheça a data e figuras importantes do movimento feminista

Roberta Rinaldi Dicas de Redação

Hoje, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, uma data importante para a sociedade e que representa a visibilidade e relevância da figura feminina depois das muitas lutas que, inclusive, ainda são uma realidade na modernidade. A igualdade entre homens e mulheres ainda é uma reivindicação em muitas áreas, e, neste post, iremos abordar algumas informações valiosas que você poderá usar em sua redação, em alusões histórico-comparativas e argumentativas.

A data de homenagem à mulher foi oficializada em 1977 pela Organização das Nações Unidas. 8 de março foi escolhido devido à importância de um grande movimento conhecido como “Pão e Paz”, acontecido neste mesmo dia em 1917, na Rússia, em que 90 mil operárias fizeram uma manifestação e greve, tendo sido ela o marco inicial da Revolução Russa.

Muitas outras manifestações já aconteciam em prol da igualdade e visibilidade da figura feminina em sociedade. O processo foi e é árduo e gradativo, graças à imposição predominantemente patriarcal da sociedade. As conquistas de direitos para as mulheres vão desde o direito ao voto, divórcio, educação e trabalho, liberdade sexual, uso de métodos contraceptivos e igualdade de salário. Todas essas reivindicações acontecem desde o século 18 e continuam até hoje.

4 dados sobre a luta por direitos conquistados para e pelas mulheres:  

  • O século 19 foi marcado pelo início da luta das mulheres para o direito ao voto em muitos países. No Brasil, só em 1932 o voto feminino foi conquistado.
  • A educação para mulheres no Brasil só era possível para quem possuía recursos financeiros, pois as escolas eram particulares. Posteriormente, em 1880, foram criadas escolas públicas, abrindo espaço para as mulheres.
  • A primeira delegacia da mulher em São Paulo surgiu em 1985, fomentando a necessidade de atendimento especial às mulheres, principalmente as que vivem em situação de violência doméstica.
  • Em 2006, foi sancionada uma lei de proteção à mulher, a Lei Maria da Penha, que garante a integridade física e psicológica de mulheres que, em situação de risco, denunciam seus cônjuges e necessitam de apoio e medidas restritivas para garantir a própria segurança.

Conheça nomes de mulheres que marcaram a revolução feminina no mundo:  

  • Cecilia Grierson, argentina, foi a primeira mulher a conseguir o diploma de medicina no país, em 1889.
  • Lotfia el Nadi, em 1933 foi a primeira mulher egípcia a conseguir uma licença de piloto, profissão predominante apenas entre os homens.
  • Halet Çambel foi a primeira mulher muçulmana a disputar Jogos Olímpicos, apenas em 1936, em Berlim.
  • A russa Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a viajar ao espaço, em 1963.
  • Ada Lovelace é considerada a primeira programadora no mundo da computação, antes mesmo da fabricação do primeiro computador.
  • Alzira Soriano Teixeira foi a primeira prefeita eleita no Brasil e na América Latina, em 1928. Ganhou com 60% dos votos em uma época em que as mulheres ainda nem podiam votar.

Você percebeu como todas essas conquistas citadas são relativamente recentes? O engajamento e o empenho para maior visibilidade e igualdade é uma luta constante e muito atual. Segundo dados do IBGE, a diferença do salário das mulheres em relação aos homens pode chegar a até R$ 1.000,00. Uma pesquisa da Catho revelou que as mulheres recebem menos em todos os cargos em relação aos homens. Por isso, é importante que tenhamos um olhar sério e comprometido com a luta pelos direitos igualitários. O Dia Internacional da Mulher é mais um dia para que valorizemos a figura feminina, sendo ela tão fundamental para a construção da sociedade em que vivemos.

Foi graças a essa necessidade contínua de empenho que surgiram os movimentos feministas, com o propósito de aprimorar e a ampliar o papel e os direitos das mulheres nas diversas esferas sociais. Quer conhecer algumas personalidades do movimento feminista e usá-las como argumento em sua redação? Contamos um pouco sobre a história de algumas delas e ainda disponibilizamos citações que podem enriquecer bastante seu texto. Leia AQUI.

Que tal praticar sobre o assunto? Acesse nosso tema AQUI e coloque em prática as informações em sua argumentação. Bons estudos! 😉

VEJA TAMBÉM: COMO TIRAR 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM 2018

Vamos debater sobre?