Os 10 erros mais cometidos na redação

Roberta Rinaldi Dicas de Redação

A Imaginie gerou um relatório completo que lista os principais erros da redação de nossos alunos. O objetivo era, por meio dele, selecionar materiais completos para que você fique por dentro de todos os detalhes que podem estar comprometendo você também de tirar total na produção do exame! Veja abaixo os 10 erros mais cometidos na redação e acesse aos materiais para não cometê-los mais!

Materiais de apoio:

  • Ausência de vírgula

São inúmeras as regras de uso da vírgula. Você sabe todas elas? Veja nosso post sobre a utilização da vírgula.

  • Grafia

Erros ortográficos são comuns, mas descredibilizam muito seu texto. A principal dica para que você não erre mais a grafia das palavras é leitura. Já comece a investir nisso, ok? Listamos outras 5 dicas além dessa em nosso post sobre o que fazer para não errar mais a grafia das palavras. Além disso, te alertamos sobre as 15 palavras mais comuns de errar na redação, não deixe de conferir!

  • Ausência de conectivo

Os conectivos são extremamente importantes para a construção do texto. No Enem, eles são exigidos tanto dentro dos parágrafos quanto entre eles! Sabendo disso, te ensinamos tudo de forma completa em nosso post sobre como usar os conectivos na redação!

  • Ausência de acentuação

Acentuação é algo muito básico, mas, com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, algumas dúvidas são comuns. Por isso elaboramos um material com 6 regras básicas de acentuação para que você não erre mais.

  • Falta de profundidade nos argumentos

Esse erro compromete sua nota na competência 3, afinal, é preciso refletir criticamente sobre o assunto e não deixar margens para questionamentos sobre o que você defende. Leia nosso post sobre como aprofundar sua argumentação.

  • Ausência de fatos e dados

Os corretores estão sempre cobrando a apresentação de mais dados na redação. Por isso, já te indicamos onde pesquisar (5 sites confiáveis para pesquisar dados) e, também, o que não fazer (cuidado com dados fake news!). Mas a forma de colocar esses dados na redação pode ser complexo para muitos, fazendo com que deixem de colocá-lo. Não permita que isso aconteça em suas produções. Veja AQUI como apresentar dados na redação.

  • Repetição de conectivos

No tópico 3 da lista de erros, o problema é não inserir. Mas não adianta colocar e ficar repetindo os mesmos. Por isso fizemos uma lista de conectivos para usar na redação. Você poderá imprimir o material e usar sempre que estiver praticando. Logo você irá gravar grande parte deles, aumentando seu repertório!

  • Proposta de Intervenção sem indicação de modo/meio

Se está faltando o modo/meio, provavelmente você não está plenamente preparado quanto ao que é necessário para que sua proposta seja considerada completa. Por isso te indicamos 6 passos para tirar total na proposta de intervenção. Estude atentamente cada um deles!

  • Proposta de Intervenção sem detalhamento

A Proposta de Intervenção no Enem 2018 pede, necessariamente, que você dê o detalhamento de pelo menos um dos elementos essenciais (ação interventiva, agente, modo/meio ou efeito). Veja tudo a respeito clicando AQUI.

  • Uso incorreto da vírgula

Dois erros muito comuns quanto à inserção incorreta de virgula está relacionado às palavras “pois” e “e”. Veja as particulares de cada uso AQUI e AQUI.

A IMAGINIE está sempre aperfeiçoando os processos para elaborar materiais completos e te ajudar a alcançar a excelência nas produções. Vem estudar com a gente! <3

Até a próxima e bons estudos!

Vamos debater sobre?