Enem: passo a passo antes de começar a redação

Roberta Rinaldi Dicas de Redação

Como fazer uma boa redação? A resposta é planejamento. Ele começa antes mesmo do momento de escrever o texto em si, por exemplo quando você estuda e se dedica ao entendimento da estrutura, indo até o momento final da prova, quando a produção é entregue para a correção.

Uma parte importante desse processo é planejar, inclusive, como começar. Que tipo de esquema deve ser feito para organizar seu pensamento assim que você recebe a proposta de redação? Por isso, listamos neste post um passo a passo para que você saiba todos os detalhes necessários antes de colocar as ideias no papel. Confira:

  • Ler a proposta e interpretar o tema  

O primeiro passo parece óbvio, mas muita gente comete o erro de ler apenas o tema-comando e não dar muito importância aos textos motivadores que compõem a proposta. Eles são importantíssimos e podem fornecer inúmeras informações e dados para enriquecer o seu texto. Veja AQUI como usar os textos de apoio da redação.  

  • Identificar o problema e refletir sobre a relevância de discuti-lo  

O Enem espera do candidato a capacidade de identificar a problematização cabível aos temas. Não basta apenas saber que trata-se de um fato social sendo discutido, mas de uma situação que não deveria ser a realidade, por exemplo. Questione o tema: esse problema afeta quais pessoas? Por quê? De que forma? Há quanto tempo? Se há muito tempo, por que persiste? Essas perguntas irão direcionar você a uma reflexão crítica, importante para fundamentar argumentos mais fortes.

  • Estabelecer qual é a sua opinião a respeito e definir uma tese  

A partir da prática do passo anterior, você já será capaz de responder se é contrário ou favorável ao que está sendo discutido. Esse passo é essencial, afinal, você deverá apresentar uma tese no texto, que será desenvolvida e defendida ao longo do texto (saiba mais clicando AQUI).

  • Anotar palavras-chave sobre os argumentos que serão desenvolvidos 

Agora que você já sabe seu ponto de vista sobre o assunto, é importante roteirizar quais argumentos tem para sustentá-lo. Anotar as palavras-chave irá te ajudar a selecionar o que você tem de mais forte para expor e direcionar um raciocínio coerente e organizado. Tudo que puder ser aproveitado da famosa “tempestade de ideias” pode ser um diferencial para elevar sua nota.  

  • Pensar em soluções e se elas são viáveis 

Associe, às demais reflexões, o que você faria para resolver a problemática. Dessa forma, não corre o risco de deixar o final pouco fundamentado. Um texto deve ser bem desenvolvido do início ao fim! (Veja AQUI como fazer uma boa conclusão e propor intervenções viáveis).

Gostou? Veja mais e aprenda como fazer uma boa redação com as nossas DICAS e acesse também nossos TEMAS, para colocar em prática o que você acabou de aprender. Compartilhe conosco suas dúvidas, afinal, queremos prepará-lo para se dar bem no Enem!

VEJA TAMBÉM: 5 POSSÍVEIS TEMAS PARA O ENEM 2018

Bons estudos e até a próxima! 😉

Vamos debater sobre?