Como fazer uma redação escrevendo bem

Brenna Carvalho Dicas de Redação

Um dos critérios de desempate em provas de concursos e vestibulares é a nota da prova de redação.

Isso por que saber como fazer uma redação escrevendo com clareza e eficiência é uma das aptidões mais requisitadas e importantes do exame nacional.

Na prova do ENEM fica claro o valor atribuído à boa escrita quando observamos que a redação acaba valendo mais do que 20% do valor total da prova (uma vez que é a única em que você pode tirar 1000 pontos). Ou seja, escrever bem pode ser tudo o que você precisa para garantir a sua vaga num curso superior!

Comunicar-se de maneira clara e objetiva, fazendo bom uso dos recursos linguísticos, com uma linguagem e gramática adequadas e boa ortografia, definitivamente fazem com que o candidato obtenha destaque com relação aos demais.

O valor dado à escrita tem relação com a quantidade “sub-habilidades” que precisam ser pré-adquiridas para servirem de base ao candidato, tornando-o capaz de melhor produzir uma redação. Sabendo disso, produzimos esse artigo em que reunimos alguns dos principais motivos pelos quais pessoas que escrevem bem se destacam no ENEM.

Confira:

Por que escrever não é só juntar palavras:

A escrita é uma forma de comunicação que, para ser bem sucedida, depende de uma base sólida de habilidades que o candidato precisa desenvolvidas e dominar antes de começar a escrever.

Para obter uma boa nota de redação na prova do ENEM, o candidato precisa não somente ter um conhecimento da estrutura da língua portuguesa (gramática e ortografia), como também ter um vocabulário diverso e a capacidade de desenvolver suas ideias com coerência e simplicidade, habilidades geralmente adquiridas através da leitura.

Prova do ENEM: Mais do que escrever, é preciso saber do que está falando.

prova-do-enem-1

Podemos dizer, então, que um candidato que escreve bem o faz porque estuda não somente português, mas também porque tem um bom domínio sobre conhecimentos gerais e um certo nível de cultura literária. Ambos necessários para uma produção textual de qualidade.

Por meio de uma prova de redação, a única parte subjetiva e aberta da prova do ENEM, os examinadores podem avaliar a forma de raciocínio dos candidatos, como interpretam o enunciado e os textos de apoio, sua habilidade em relacionar o tema proposto com a sua realidade e emitir opiniões.

Ou seja, é uma prova completa que permite uma avaliação extensiva dos conhecimentos do participante do concurso.

Por todos esses motivos, é importante dar uma atenção especial à redação na prova do ENEM. Para se tornar um candidato de destaque e aumentar as suas chances de ter uma boa pontuação, é essencial que se aprenda a valorizar a escrita e que a pratique bastante.

Agora que você entende um pouco melhor a importância de se produzir um texto de qualidade para a prova do ENEM, invista nas habilidades necessárias para que isso seja possível e você não fique de fora no próximo processo seletivo.

Aproveite e conheça os erros mais comuns ao escrever.

Se você gostou desse conteúdo e ele te auxiliou de alguma maneira, lembre-se de deixar um comentário e compartilhar com um amigo!

Venha para a Imaginie e aprenda como fazer uma redação. Alcance a nota 1000 e conquiste o curso dos seus sonhos!

Vamos debater sobre?