Redação: Desafios do combate à obesidade infantil

Roberta Rinaldi Exemplo de redação

[1] Há alguns anos atrás, ser gordinho era sinônimo de saúde, pois crianças subnutridas eram mais vulneráveis [2] à doenças. No entanto, atualmente o cenário reverteu-se, visto que a obesidade infantil se tornou um grave desafio a ser enfrentado. Não obstante, tal problema advém da desinformação no período gestacional e a falta da prática de esportes.

Segundo o doutor Drauzio Varella, gestantes que cuidam da alimentação correm riscos 80% menores de ter filhos obesos. Entretanto, o aumento do percentual de crianças obesas confirmam que mães não estão regrando o que comem, fato esse devido [3] a falta de informação nos meios públicos, como jornais e mídias sociais, seguida do apoio histórico, visto que mulheres durante a gestação tendem a pensar que necessitam de quantidades absurdas de comida, mantendo um desequilíbrio.

Acresce-se a isso a falta de incentivo [3] a prática de esportes, visando a melhoria da saúde e [4] consequentemente, minimizando a obesidade. Na era da internet e computação, tornou-se comum crianças e adolescentes se divertirem parados, com jogos onlines. [5] Contudo, acrescenta-se a falta de apoio, sendo que momentos esportivos só são obtidos nas aulas de educação física. Tal fato contribui para o aparecimento da obesidade, [6] juntamente com doenças, como diabetes e colesterol, que podem durar a vida toda.

Consoante ao mencionado, fica evidente que existem obstáculos para erradicar a obesidade infantil no Brasil, sendo preciso intervenção. Cabe à Receita Federal destinar uma parcela dos impostos de renda para a criação de programas, com o [7] Pré Natal, com o intuito de acompanhar a alimentação da gestante, por intermédio de nutricionistas, visando o equilíbrio alimentar. Além disso, o Ministério da Educação deve propor mais aulas de Educação Física, a fim de estimular a criança na prática de esportes desde o Ensino Fundamental II, com brincadeiras lúdicas de ensino, assim como torneios, oferecendo medalhas e recompensas aos ganhadores. Dessa forma [8] será possível minimizar a obesidade infantil.

Avaliação por competência:

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

[1] A expressão correta é: “Há alguns anos” (sem o atrás).

[2] Quando “a” vem antes de plural não se usa a crase: políticas públicas de incentivos a escolas.

[3] Ausência de crase.

[4] Colocar entre vírgulas.

[7] O correto é “pré-natal”.

[8] Faltou vírgula depois do conectivo.

Competência II – Compreender a Proposta:

Compreendeu bem a proposta e fez uma boa introdução, com apresentação clara da tese.

Competência III – Selecionar e relacionar argumentos:

Discute bem o assunto, selecionando argumentos em defesa do ponto de vista.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[5] Conectivo inadequado.

[6] A expressão “juntamente com” é redundante. Substitua por “junto às doenças”.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

Apresenta boas e completas propostas de intervenção para o assunto discutido ao longo do texto, respondendo diretamente às teses que levantou como problema.

Nota: 880

Gostou? Veja o tema de redação e escreva a sua! 😉

Vamos debater sobre?