PROPOSTA DE REDAÇÃO: POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO

Beatriz Kalil Othero Concurso Público

REDAÇÃO: O BRASIL NOS MEGA-EVENTOS ESPORTIVOS E A SEGURANÇA A SER OFERECIDA À POPULAÇÃO – PM SP 2013

Os textos que seguem servirão de subsídio à sua redação.

Texto I

O governo federal adquiriu um pacote que inclui robôs, para reforçar o esquema de segurança para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, com custo aproximado de US$ 7,2 milhões, de acordo com a empresa americana iRobots, que venceu a concorrência para oferecer o serviço. Os equipamentos, que são uma espécie de veículo terrestre não tripulado, serão utilizados em trabalhos de vigilância, detecção e desativação de explosivos, entre outras funções.

A entrega dos robôs, peças de reposição e outros equipamentos está prevista para dezembro deste ano, ainda de acordo com o comunicado emitido pela empresa americana. O Brasil tem montado aparato com cerca de 3 mil a 5 mil agentes de segurança em cada uma das 12 sedes para a Copa do Mundo. O governo ainda prepara um reforço das equipes de defesa, com compra de aviões teleguiados (drones), de fabricação israelense. Nas fronteiras do país, o efetivo será de 20 mil agentes, para fins de reforço de vigilância.

(http://esportes.terra.com.br. 15.05.2013. Adaptado)

Texto II

Um dia após as explosões que mataram pelo menos três pessoas e feriram mais de 100 durante a Maratona de Boston, nos Estados Unidos, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, declarou, nesta terça-feira (16.04.2013), que o Brasil está tomando todas as providências para garantir a segurança nos grandes eventos internacionais que o país vai sediar: Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. O Brasil está tomando as providências necessárias e temos confiança de que serão providências que garantirão a segurança dos eventos, disse Patriota, antes do início de um seminário no Palácio do Planalto.

(www.copa2014.gov.br. 16.04.2013. Adaptado)

Texto III

De acordo com a avaliação do empresário João Doria Jr., presidente do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), o Brasil enfrenta, para os dois grandes eventos esportivos que se aproximam, entre os principais problemas, a falta de segurança pública. Segundo o empresário, neste momento, o poder público está consciente do que deve ser feito, mas essa percepção teria vindo “tarde demais”.

(http://noticias.r7.com. 11.04.2013. Adaptado)

A partir da discussão que os textos podem provocar, escreva uma dissertação, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

“O BRASIL NOS MEGA-EVENTOS ESPORTIVOS E A SEGURANÇA A SER OFERECIDA À POPULAÇÃO”.

Vamos debater sobre?