Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A extinção de línguas indígenas no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Quase 90% línguas indígenas brasileiras foram extintas e as que restam estão ameaçadas
Todas as línguas indígenas brasileiras estão ameaçadas de extinção em algum grau, de acordo com Atlas Mundial das Línguas elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em sua última versão, o mapa da Unesco – publicado em 2008 a fim de comemorar o Ano Internacional das Línguas proclamado pelas Nações Unidas – mostra 190 línguas indígenas no Brasil sendo que 12 já estavam extintas. Segundo esse estudo, o Brasil é o terceiro país com o maior número de línguas ameaçadas.
O Atlas é baseado no Índice de Vitalidade das Línguas, que estuda o que leva um idioma a ser ameaçado, as políticas de Estado em relação a ele, seu uso nos meios de comunicação e o fato de ele ter registros na internet. O índice também divide as línguas em cinco categorias: vulneráveis; seriamente em perigo; severamente em perigo; absolutamente em perigo e extintas.
Disponível em: https://memoria.ebc.com.br/cidadania/2016/04/de-1500-linguas-indigenas-no-descobrimento-restaram-181-todas-ameacadas-aponta (Adaptado)
TEXTO II
Disponível em: http://paulinhonecooblog.blogspot.com/2015/04/tirinhas-todo-o-dia-tem-indio-e-dia.html
TEXTO III
Unesco aponta risco de extinção de 190 línguas indígenas no Brasil
No Brasil não se fala apenas o português: há ainda 274 línguas indígenas (das 1,2 mil que existiam no início da colonização). Deste total, 190 correm o risco iminente de desaparecer, segundo o Atlas das Línguas em Perigo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O desaparecimento das línguas indígenas é um dos aspectos que devem ser lembrados, no dia 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, que acontece durante o Ano Internacional das Línguas Indígenas.
“São vários os motivos para que isso ocorra: o contato com outras culturas, a idade avançada dos falantes e a falta de valorização dos povos indígenas influenciam para que as línguas acabem desaparecendo ao longo do processo histórico”, explica Myriam Tricate, coordenadora nacional do Programa de Escolas Associadas (PEA), braço da Unesco nas escolas de educação básica de todo o mundo. A Rede PEA existe em 180 países, com 11 mil escolas. No Brasil, o programa reúne 569 escolas – segunda maior rede, atrás apenas do Japão.
Para Daniel Munduruku, professor, escritor e filósofo indígena, “é preciso que as escolas resgatem nas crianças a sensação de pertencimento e autoestima de ser brasileiro.”
“É fundamental que os alunos percebam a importância de sermos um país tão diverso e múltiplo. A partir daí fica mais orgânico trabalhar temas como culinária, dança e língua indígena. Também é necessário transformar o olhar dos próprios professores sobre o assunto”.
Disponível em: https://monitormercantil.com.br/unesco-aponta-risco-de-extincao-de-190-linguas-indigenas-no-brasil